A Amazon Web Services (AWS), a maior rede de servidores na ‘cloud’ do mundo, tem enfrentado problemas técnicos desde o início da manhã, causando falhas nas redes sociais, plataformas de jogos ‘online’, sistemas informáticos, ‘sites’ e aplicações.
Duas horas após o incidente ter sido reportado pela primeira vez, a AWS registou um total de 58 serviços na sua plataforma afetados, incluindo um completamente em baixo, o Amazon DynamoDB, que é uma base de dados, avançou a EFE.
Este serviço da Amazon e o processo que segue para comunicar com um centro de dados (‘data center’) nos EUA parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela AWS no seu ‘site’.
PUBLICIDADE
A AWS confirmou, no seu ‘site’, ter detetado os primeiros problemas por volta das 07:11 (GMT, 08:11 em Lisboa) e avançou ter identificado uma possível causa para o problema reportado num dos seus centros de dados nos EUA, sem adiantar detalhes.
A empresa garantiu estar a “trabalhar em várias vias paralelas para acelerar a recuperação” e recomendou aos clientes que “continuem a tentar novamente quaisquer pedidos de ligação com falha”.
“Os engenheiros responderam imediatamente e estão a trabalhar ativamente para mitigar o problema e compreender completamente a sua causa raiz”, explicou a AWS, na atualização mais recente no seu ‘site’.
Os erros reportados ocorreram nas instalações da AWS no norte do estado da Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), um dos maiores e mais antigos centros de dados da empresa, confirmou a AWS.
A base de dados Amazon DynamoDB e o processo que utiliza para comunicar com o referido centro de dados parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela empresa.
De acordo com incidentes recolhidos pelo portal Downdetector, por volta das 10:00 (em Lisboa), estavam a ser registados milhares de incidentes, tanto relacionados com a AWS e os seus múltiplos serviços, como com milhares de redes sociais, ‘websites’, plataformas de jogos ‘online’ e aplicações móveis em todo o mundo.
Até o motor de inteligência artificial Perplexity estava a enfrentar dificuldades, assim como a assistente virtual Alexa e a plataforma de televisão (ambas da Amazon), bem como jogos populares como Fortnite e Clash Royale.
PUBLICIDADE