Conecte-se connosco

Coimbra

Amanhã é o Dia da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Publicado

em

O Dia da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que se assinala amanhã (17 de março), marca o arranque de um conjunto de atividades comemorativas que, ao longo de sete meses, vão evocar os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez aos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

ENFERMEIROS

A sessão solene comemorativa do Dia da Escola começa pelas 11:00, no auditório do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), com os discursos do presidente da Associação de Estudantes da Escola, Eduardo Ramos, da Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e do presidente do Conselho Geral da Escola, João Vasco Ribeiro.

Maria da Conceição Bento aproveitará o momento para divulgar algumas das iniciativas a agendar pela ESEnfC no âmbito do programa comemorativo “10 anos pós-fusão, 135 anos em (trans)formação”.

Seguir-se-á, pelas 12h00, a entrega dos prémios Capítulo Phi Xi Sigma Theta Tau International, que correspondem a inscrições pelo período de um ano nesta organização honorífica de Enfermagem com sede em Indianápolis (EUA).

Da sessão solene do Dia da ESEnfC constam, ainda, as homenagens aos funcionários docentes e não docentes que atingiram 25 anos de atividade e aos recém-aposentados da ESEnfC.

As comemorações terminam, pelas 13h00, com uma atuação da Tuna de Enfermagem de Coimbra.

 

Teremos de recuar a 1881 para termos a exata noção da longevidade da ESEnfC, cujos primórdios correspondem à criação da Escola de Enfermeiros de Coimbra, primeira escola para enfermeiros em Portugal, fundada por Augusto da Costa Simões, médico e administrador dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Após várias alterações e redenominações, adotou, em 1989, em consequência da integração do ensino de Enfermagem no ensino superior, a nomenclatura de Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

Entretanto, em 1971 era criada a Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto, como serviço oficial do Ministério da Saúde e Assistência, para funcionar junto ao Centro Hospitalar de Coimbra, cujas necessidades de pessoal de Enfermagem lhe competia satisfazer, quer ao nível de enfermeiros generalistas, quer de enfermeiros especialistas, e que se converteu, também em 1989, em instituição de ensino superior.

Data de 2004 o enquadramento legal que procedeu à reorganização da rede de ensino superior de escolas de saúde e de Enfermagem (Decreto-lei 175/2004, de 21 de julho), no âmbito do qual, em 2016, se efetivou a fusão das duas escolas de Enfermagem então existentes em Coimbra.

Desde essa altura, a ESEnfC tem crescido, em número de estudantes (é a maior escola de Enfermagem em Portugal ao contar, hoje, com 2099 discentes) e na oferta de cursos – além da licenciatura e das pós-licenciaturas de especialização, passou (em 2009-2010) a disponibilizar nove mestrados –, mas também na qualificação do corpo docente (% de doutorados e número de pós-doutorados…) e na quantidade e qualidade da investigação produzida.

 

Em 2007, a ESEnfC constituiu um Gabinete de Empreendedorismo. Vários estudantes da ESEnfC foram já premiados por terem desenvolvido ideias de negócio, projetos criativos e inovadores. Só nos últimos dois anos, a ESEnfC registou onze pedidos provisórios de patente junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Em 2008, a European University Association (EUA) considerou que a ESEnfC reunia condições para assumir o estatuto de ensino superior universitário. Há oito anos, os peritos internacionais sustentaram que a ESEnfC se caraterizava por uma grande dedicação a região centro do país, denotando um ambiente de cooperação impressionante e uma governação muito ativa.

Em 2008, a ESEnfC esteve na origem da primeira licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde, colaborando, quer na lecionação de unidades curriculares, quer na formação do corpo docente local.

Em 2008, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, foi classificada com “Bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, recebendo o benefício de unidade acreditada, na sequência de uma avaliação internacional. A última avaliação pela FCT (em 2013) foi realizada em parceria com a Fundação Europeia da Ciência.

Em 2009, a ESEnfC inaugurou um Centro de Simulação de Práticas Clínicas, que a permitiu passar a dispor de laboratórios clínicos de Enfermagem ao melhor nível da Europa, proporcionando aos estudantes uma formação baseada em vivências e experiências muito idênticas ao contexto real dos serviços de saúde.

Em 2009-2010, a ESEnfC iniciou a oferta de cursos de 2º ciclo (mestrado), tendo, a partir de então, incrementado o número de formações pós-graduadas, de que são exemplo a pioneira pós-graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla.

Em 2011, e na sequência da organização pela ESEnfC da 11ª Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), a ESEnfC passou a ter maior influência no Brasil e no restante espaço da comunidade ibero-americana. A região Europa da ALADEFE é presidida por Maria da Conceição Bento, Presidente da ESEnfC.

Além da aproximação ao Brasil e do reforço da cooperação com os PALOP, na última década, no domínio da internacionalização, a ESEnfC estendeu também a sua presença à Ásia e à Austrália.

Só no espaço europeu, o número de acordos de mobilidade Erasmus, estabelecidos entre a ESEnfC e outras instituições de ensino superior, subiu de 32 para 75.

Em 2011, a ESEnfC passou a acolher o Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International, sociedade honorífica de Enfermagem, com sede em Indianápolis (EUA).

Em 20I2, a UICISA: E deu início à Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde, que se veio juntar à sua reputada Revista de Enfermagem Referência, revista científica peer reviewed, que publica artigos originais, artigos de revisão e artigos teóricos/ensaios.

Em 2014, a ESEnfC é designada Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, que tem por missão apoiar a OMS na promoção da saúde global, regional e local, trabalhando em colaboração com o Gabinete Regional da OMS para a Europa.

Em 2015, a ESEnfC inaugurou o seu Centro de Estudo e Promoção do Bem-Estar, para prática de exercício físico pela comunidade educativa da instituição.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com