O presidente eleito pelo PSD à Câmara de Penacova, o ex-jornalista da RTP Álvaro Coimbra, afirmou hoje estar “imensamente feliz” por ter conquistado a autarquia ao PS, considerando que o concelho precisava de uma mudança.
“Estou imensamente feliz por os meus conterrâneos terem acreditado na nossa mensagem e nas nossas ideias e vamos todos trabalhar de forma séria e honesta pelo melhor da nossa terra e do nosso concelho”, afirmou à agência Lusa Álvaro Coimbra.
PUBLICIDADE
O PS liderava a Câmara de Penacova, no interior do distrito de Coimbra, desde 2009, depois de um longo período em que a autarquia esteve nas mãos dos sociais-democratas, entre 1985 e 2009.
Nestas autárquicas, chegou uma diferença de cerca de 300 votos para Álvaro Coimbra conquistar a Câmara ao PS, que candidatava o deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra.
“Sempre acreditámos que seria possível vencer estas eleições. Tínhamos a melhor equipa, tínhamos o melhor programa e conseguimos passar a nossa mensagem. O concelho de Penacova precisava de uma mudança e isso acabou por acontecer”, realçou o presidente eleito.
Álvaro Coimbra admitiu que “há muito a fazer”, esperando colocar Penacova “no patamar que merece”, face ao potencial que tem “em várias áreas e que tem sido desperdiçado nestes anos”.
As prioridades passam pela “criação de emprego e fixação de população” num concelho que perdeu 14% dos seus residentes na última década, referiu.
“O concelho de Penacova é atravessado por duas vias rápidas, o IP3 e o IC6, tem boa localização e acessibilidades para alargarmos e criarmos zonas empresariais. Só criando emprego poderemos fixar a população”, afirmou, apontando ainda para o investimento nas infraestruturas, nomeadamente na rede de saneamento básico e na cobertura de fibra ótica no concelho.
A agência Lusa tentou obter uma reação do candidato do PS, Pedro Coimbra, que remeteu para um comunicado da candidatura.
Nesse comunicado, a candidatura “regista o apoio relevante das populações às suas listas, ainda que não tenha alcançado a vitória para a Assembleia Municipal nem para a Câmara Municipal”.
“Cumprimentamos democraticamente todos os nossos adversários, em particular quem venceu as eleições”, referiu.
O PSD venceu a Câmara de Penacova com 46,39% dos votos, contra 43,03% para o PS.
O município é liderado, desde 2009, por Humberto Oliveira, que cumpriu três mandatos à frente da autarquia.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE