Coimbra

Álvaro Amaro que levar Camões para a Guarda

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-03-2014

 A Câmara Municipal da Guarda mostrou disponibilidade no sentido de receber este ano as comemorações oficiais do 10 de Junho, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.

PUBLICIDADE

“O presidente da Câmara Municipal da Guarda [Álvaro Amaro] está empenhado em que as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, se realizem na cidade da Guarda”, adiantou a fonte.

Se a pretensão do autarca Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) se concretizar, a Guarda acolhe pela segunda vez, na sua história, as comemorações oficiais do Dia 10 de Junho, pois já tinha sido escolhida quando Ramalho Eanes ocupou o cargo de Presidente da República.

PUBLICIDADE

O Presidente da República, Cavaco Silva, designou em 2013 a cidade de Elvas para sede das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No ano passado, pela segunda vez, o ‘palco’ das comemorações do 10 de Junho foi uma cidade do interior do país, depois de em 2011 o Chefe de Estado ter designado Castelo Branco como sede das comemorações oficiais.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal.

Em 2012, a cidade escolhida foi Lisboa, em 2011, Cavaco Silva designou Castelo Branco, em 2010, o palco das comemorações do Dia de Portugal foi Faro e, no ano anterior, a cidade de Santarém.

Viana do Castelo acolheu as comemorações oficiais em 2008, Setúbal, em 2007, e Porto, em 2006.

Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal.

Durante os dois mandatos de Ramalho Eanes, as cidades palco das comemorações do 10 de Junho foram Guarda, Portalegre, Vila Real, Leiria, Funchal, Figueira da Foz, Lisboa, Viseu e Porto.

Com Mário Soares em Belém, as cidades escolhidas foram Évora, Lisboa, Covilhã, Ponta Delgada, Braga, Tomar, Lisboa, a vila de Sintra, Coimbra e Porto.

Nos mandatos de Jorge Sampaio, as comemorações do Dia de Portugal realizaram-se em Lagos, Chaves, Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto, Beja, Angra do Heroísmo, Bragança e Guimarães.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE