Educação

Alunos espanhóis fazem estágio nos bombeiros da Região de Coimbra

António Alves | 5 meses atrás em 14-11-2023

Mais de uma dezena de alunos da Escola Profissional Galileo Galilei de Cordoba, em Espanha, vão estar nas próximas duas semanas a estagiar nas corporações de bombeiros da Região de Coimbra. São estudantes do Curso Profissional de Emergência e Proteção Civil que estão a ser acolhidos pela Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

A parceria já dura há 4 anos e, como explicou ao Notícias de Coimbra o presidente da direção da escola Décio Matias, permite acolher alunos desta instituição de ensino na vila e na região. Para além de Espanha, a escola já estendeu este programa a escolas de países como França e Grécia.

Apesar de não ter nenhum curso ligado à área da Proteção Civil, a escola montemorense pretende com esta parceria mostrar a sua capacidade de inovação, já que conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e de outras corporações vizinhas que recebem estes estudantes espanhóis durante alguns dos dias em que se encontram no concelho.

PUBLICIDADE

Décio Matias lamenta que, apesar das tentativas já feitas junto da tutela, não tenha sido possível criar o curso de Sapador Florestal e de Emergência na EPDRBM. “Vamos tentar novamente no próximo ano letivo”, afirmou o presidente da direção, que criticou ainda o facto das escolas profissionais estarem dependentes da autorização do Ministério da Educação, “ao contrário das escolas públicas”.

Neste momento, este tipo de formação não existe noutra escola profissional. “Acho que é importante que a comunidade perceba a importância de um curso desta natureza (Sapador Florestal e de Emergência)”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Os alunos de Cordoba vão ficar em Montemor-o-Velho até ao final do mês de Novembro.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Décio Matias, presidente da direção

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE