Coimbra

Alunos e alunas mostraram criatividade e empreendedorismo em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-03-2019

Caroteno é a ideia vencedora do ensino secundário/profissional do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Montemor-o-Velho que decorreu no dia 29 de março, nos Paços do Concelho, e que vai representar Montemor-o-Velho na final intermunicipal, nos dias 6 e 7 de abril, em Mortágua.

PUBLICIDADE

Na iniciativa realizada no âmbito no projeto de “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, o Município de Montemor-o-Velho, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e as escolas do concelho participantes, acolheu uma tarde repleta de inovação, criatividade e empreendedorismo, dificultando a tarefa ao júri constituído por Delmina Leitão, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Durão, empreendedor e empresário (Pro4matic) e Maria Cabrita, atleta de alta competição (canoagem).

PUBLICIDADE

publicidade

Assim e orientados pelas professoras Florbela Leite e Isabel Garcia, Rui Meco Almeida, David Alberto e David Paiva, alunos do 10º ano do curso Técnico de Produção Agropecuária, da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, da ADA, puseram mão à obra e decidiram colocar em prática a ideia de criação de produtos feitos à base de cenoura biológica, nomeadamente bolachas, cenoura desidratada e licor, foi a ideia de, conquistando, deste modo, a preferência do júri.

A concurso estiveram 10 ideias de negócio, demonstrando o enorme potencial criativo que existe nas escolas participantes.

PUBLICIDADE

Com palavras e elogio a todos os envolvidos, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, congratulou-se pelas aptidões demostradas pelos “empreendedores do futuro” e, ao incentivar os participantes a continuarem a desenvolver as suas competências, mostrou-se confiante de que os alunos e as alunas “serão uma referência no concelho” no empreendedorismo e na inovação.

Na final intermunicipal direcionada para o segundo e terceiro ciclos – Expo Artes e Ofícios/ Empresas -, que vai decorrer dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares, a turma do 6ªA, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, vai apresentar os projeto Monte Maior que pretende valorizar as artes da pesca da lampreia e a da apanha do arroz através da criação de objetos artísticos a partir de materiais recicláveis. No 3º ciclo, a turma do 9º ano (curso de educação e formação – Serralheiros Mecânicos e Operadores de Jardinagem), da EPAAD, vai apresentar o projeto MorBox que tem como objetivo valorizar os produtos do concelho e da região através de caixas personalizadas ao gosto dos clientes.

Sob o mote “Imagine. Create. Succeed” e integrado no projeto “Realiza.te”, a iniciativa, é promovida pela CIM-RC e enquadra-se no projeto “CENTRO-03-5266-FSE-000017-PIICIE – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Social Europeu (FSE).

  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE