Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Alunos do ensino obrigatório das Escolas do Turismo de Portugal isentos de propinas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-06-2019

Os alunos do ensino obrigatório que frequentam as Escolas do Turismo de Portugal ficam isentos de propinas já a partir do próximo ano letivo, informou hoje aquele organismo.

PUBLICIDADE

O custo das inscrições e matrículas também vai ser reduzido em 50%, tanto para os alunos que frequentem cursos de nível IV, que corresponde aos que estão a cumprir a escolaridade obrigatória, como para os do nível V, que conferem Diploma de Técnico Superior Profissional com qualificação grau 5 do Quadro Nacional de Qualificações, segundo o comunicado enviado pelo Turismo de Portugal.

Adicionalmente, os alunos dos cursos de nível V que se matriculem nas escolas situadas em Lamego, Portalegre e Vila Real de Santo António têm um financiamento de 50%, no âmbito da aposta da organização na “diferenciação positiva das escolas situadas nos territórios de baixa densidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, sublinha, no mesmo comunicado, que “a formação de Recursos Humanos no Turismo é fundamental e é uma prioridade do Governo” e por essa razão foram reforçadas as vagas nas Escolas do Turismo de Portugal e criados novos cursos para responder à procura.

“O número de turmas e vagas para alunos dos cursos profissionais vai crescer cerca de 15%, procurando responder à necessidade de ter mais jovens a estudar nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Alojamento Hoteleiro”, acrescenta o Turismo de Portugal.

PUBLICIDADE

Outra das novidades para o ano letivo 2019/2020 é a criação de um novo Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Turismo da Natureza e Aventura, que substitui o CET em Turismo de Ar Livre.

“O objetivo é inverter a atual pirâmide de formação: queremos que 60% dos recursos humanos do setor seja qualificado com ensino secundário ou técnico profissional”, referiu o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, em comunicado.

Segundo o Estudo de Inserção Profissional, relativo a 2018, “os alunos formados nas Escolas do Turismo de Portugal têm uma taxa de empregabilidade de 94%”, sendo que a maioria (87%) trabalham nas áreas da Hotelaria e Restauração.

Os resultados deste estudo também demonstram que “em 2018, 33,8% dos empregados auferiam rendimentos no escalão entre 751 euros a 1.000 euros, o que significa um aumento de 26% face a 2017”.

A rede escolar do Turismo de Portugal é constituída por 12 escolas espalhadas pelo país: Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com