Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Alunos de Poiares plantam árvores autóctones na Serra do Carvalho

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-11-2021

Cerca de 80 alunos do 8º ano da Escola E.B 2,3/S Dr. Daniel de Matos participaram numa iniciativa de reflorestação na Serra do Carvalho, junto do Posto de Vigia, no contexto do projeto Integrar – Estilos de Vida Saudáveis, promovido pelo Centro de Convívio do Carvalho, e financiado pelo programa Bairros Saudáveis.

PUBLICIDADE

No total foram 80 os carvalhos plantados numa área da Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Arrifana, ciclicamente assolada pelos incêndios florestais, e onde o eucalipto domina por completo a paisagem.

A iniciativa enquadra-se num dos objetivos fundamentais do projeto, que prevê a erradicação das plantas invasoras existentes nas zonas de lazer, incentivando os habitantes a replicar tal prática nas suas propriedades. Paralelamente, e numa perspetiva mais alargada, pretende-se contribuir para a criação de um parque de merendas e lazer naquele local, por forma a dinamizar atividades de convívio e lazer intergeracionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além do Centro de Convívio do Carvalho, promotor do projeto, esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Junta de Freguesia de Arrifana, Agrupamento de Escolas do Concelho, Sociedade Agrícola Viveiros de Vale de Vaz e da Comunidade Local dos Baldios de Arrifana.

O Projeto Integrar – Estilos de Vida Saudáveis promovido pelo Centro de Convívio do Carvalho desenvolve a sua ação em cinco eixos fundamentais, nomeadamente saúde, social, económico, ambiental e urbanístico. Com um montante total financiado de 50 mil euros, o grande objetivo passa pela promoção de estratégias intergeracionais para a abordagem de estilos e hábitos de vida saudáveis e combate ao isolamento dos idosos, cujas famílias residem noutros pontos do Pais e estrangeiro.

PUBLICIDADE

São parceiros do projeto o Município de Vila Nova de Poiares, as Juntas de Freguesia de Arrifana e Ceira (Coimbra), Rancho Folclórico do Carvalho, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, UCC por Poiares e a Comunidade Local dos Baldios de Arrifana. Para além destes parceiros, em cada atividade serão estabelecidas novas parcerias, envolvendo a comunidade e potenciando o objetivo de cada ação.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com