Escolas

Alunos de Penacova conquistam 1.º lugar em competição com drone contra incêndios

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 08-07-2025

 O topo da classificação do Prémio FAQtos 2025, a competição anual dirigida a alunos do ensino secundário e promovida pelo INOV-INESC com o Instituto Superior Técnico (IST) foi atribuído à equipa Sky Watchers, da EB2,3/S de Penacova, com o projeto “Drone Telecomandado”.

Enquadrado no mote “Explora as Radiofrequências”, o trabalho vencedor da 12ª edição do concurso consiste num drone impresso em 3D que comunica através de radiofrequências quais as áreas florestais em maior risco de incêndio. De acordo com a equipa, “a motivação para a criação do projeto foi preservar o património natural português, defender a população e inovar com soluções tecnológicas”.

Com o 1º lugar, a equipa garantiu um cheque de 1.500 euros, um diploma do Prémio FAQtos 2025 e ofertas das entidades promotoras do projeto: INOV-INESC, IST, MEO e Direção Geral de Educação. Foram também atribuídos cheques Fnac no valor de 250 euros à Professora Ana Paula Fernandes, orientadora do projeto, e à EB2,3/S de Penacova.

PUBLICIDADE

O 2º lugar foi atribuído ao projeto “EPSWater”, defendido por uma equipa de alunos com o mesmo nome, no âmbito da monitorização da qualidade da água dos rios através de uma embarcação de superfície, autónoma e sustentável. O projeto da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Santarém) valeu um prémio de 1.000 euros aos estudantes, assim como ofertas ao professor e à instituição escolar.

O pódio ficou completo com o 3º lugar assegurado pela equipa RFExplorers, composta por alunos da Didáxis – Cooperativa de Ensino (Vila Nova de Famalicão), responsáveis pelo projeto “WS On The Air”, uma estação metereológica que recolhe e transmite dados sobre variáveis ambientais através de radiofrequências. A classificação valeu ao grupo de Braga um prémio de 500 euros, além de ofertas para o professor e a escola.

A qualidade do trabalho realizado valeu ainda a atribuição de uma Menção Honrosa à equipa FallGuards, em representação do Colégio Cedros (Vila Nova de Gaia), com o projeto “Guardian Angel”, uma pulseira com um dispositivo que deteta quedas de idosos ou doentes e alerta, por WiFi, o cuidador ou instituição de apoio.

Recorde-se que os alunos presentes no Centro de Congressos do IST representaram a última etapa de qualificação numa edição do Prémio FAQtos que mobilizou a candidatura de 36 equipas – o equivalente a 137 alunos e 32 professores de 29 escolas secundárias de 11 distritos e 2 regiões autónomas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE