Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Escolas

Alunos de Cantanhede pintam muros pela preservação do ambiente

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-05-2022

Alunos da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) e a Provida (Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha) já iniciaram o trabalho de criação de “Muros com Vida”, ação que que a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal está a dinamizar com a participação das Eco-Escolas do concelho, todas elas envolvidas em projetos de sensibilização ambiental.

PUBLICIDADE

Subordinado à temática “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, este desafio consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo. 

Desta forma, mobiliza-se a comunidade escolar para a preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, cujas repercussões nas alterações climáticas e extinção de espécies é cada mais evidente. A comunicação por via da pintura dos muros das escolas visa criar uma mensagem impactante, que chame à atenção da comunidade em geral. 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que tem o pelouro da Educação, está a acompanhar o desenvolvimento destas iniciativas e sublinhou “o empenho das comunidades educativas neste projeto, que para além do incentivo à preservação e valorização do espaço público, centrado na arte, quer dentro do recinto escolar quer fora da escola, é uma forma de comunicar a importância da preservação e recuperação de ecossistemas, através da arte urbana. Uma excelente oportunidade para trabalhar a expressão artística e o potencial criativo das crianças e jovens, e fazer dos muros um espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade”.

Ainda no que diz respeito à recuperação dos ecossistemas, estão agendadas as semanas da Biodiversidade e do Mar, a decorrer até 23 de maio, e a Semana da Criança, Ambiente e Oceanos, que se assinalará de 1 a 8 de junho, onde as demais Eco-Escolas irão contribuir com a sua ação no desafio “Muros com Vida”.

Este vasto conjunto de atividades decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, que se assinalou a 22 de abril, mas que o Município prolonga no tempo, dado o elevado número de locais onde decorrem as iniciativas tendentes à regeneração e preservação dos ecossistemas concelhios

PUBLICIDADE

Em paralelo, a autarquia tem vindo a promover, ano após ano, investimentos e ações alinhadas com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de modo a erradicar a pobreza e promover iniciativas com impacto nas dimensões económica, social, ambiental e do desenvolvimento sustentável. 

Entre as diversas ações levadas a cabo aquando do Dia Mundial da Terra, subordinado este ano ao tema da biodiversidade, destacam-se a realização do Percurso das Orquídeas Silvestres, a ação de remoção de erva pinheirinha na Lagoa dos Teixoeiros e a plantação de espécies dunares na Praia da Tocha. 

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O Município de Cantanhede apoia este programa ao qual aderem anualmente diversos agrupamentos, escolas e jardins de infância do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com