Universidade

Alunos da Universidade de Coimbra terminaram escavações arqueológicas em Conímbriga

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-07-2022

 Um grupo de 20 alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra terminou hoje os trabalhos de escavação arqueológica no complexo das ruínas romanas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Os trabalhos incidiram na fachada norte da designada Casa dos Repuxos, icónica casa aristocrática localizada no campo arqueológico do Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (MMC-MN), parcialmente escavada em 1939”, referiu o município de Condeixa-a-Nova.

Segundo a nota, os primeiros resultados deste projeto “reforçam a necessidade da continuidade dos trabalhos e parcerias, numa vasta área de cerca de 22 hectares de cidade antiga, cujas diversas dimensões (patrimonial, paisagística, museológica, ambiental) possibilitam o desenvolvimento de um portal para o melhor entendimento da região Centro”.

PUBLICIDADE

As investigações decorreram ao abrigo do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), iniciado no ano passado, e desenvolvido pelo Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva da Universidade de Coimbra, em parceria logística e financeira com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE