Conecte-se connosco

Universidade

Alunos da Universidade de Coimbra terminaram escavações arqueológicas em Conímbriga

Publicado

em

 Um grupo de 20 alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra terminou hoje os trabalhos de escavação arqueológica no complexo das ruínas romanas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra.

“Os trabalhos incidiram na fachada norte da designada Casa dos Repuxos, icónica casa aristocrática localizada no campo arqueológico do Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (MMC-MN), parcialmente escavada em 1939”, referiu o município de Condeixa-a-Nova.

Segundo a nota, os primeiros resultados deste projeto “reforçam a necessidade da continuidade dos trabalhos e parcerias, numa vasta área de cerca de 22 hectares de cidade antiga, cujas diversas dimensões (patrimonial, paisagística, museológica, ambiental) possibilitam o desenvolvimento de um portal para o melhor entendimento da região Centro”.

As investigações decorreram ao abrigo do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), iniciado no ano passado, e desenvolvido pelo Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva da Universidade de Coimbra, em parceria logística e financeira com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade