Universidade

Alunos da Universidade de Coimbra premiados com bolsas de estudo da Huawei

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-04-2023

 De entre as mais de 5300 candidaturas recebidas nesta edição do Programa de Bolsas da Huawei e do .PT, foram eleitos 50 vencedores para receber um apoio financeiro no valor total de 250 mil euros. E três deles são estudantes na Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Vocês são as sementes do futuro”. Foi com esta frase inspirada no programa da Huawei Seeds for the Future que Tony Li, CEO da Huawei Portugal, iniciou o discurso de abertura da cerimónia de entrega de Bolsa Universitárias da multinacional tecnológica, que aconteceu no passado dia 4 de Abril. “Estamos aqui reunidos para celebrar o melhor do talento português”, destacou Tony Li perante a plateia de 50 bolseiros, acrescentando que todos os presentes “são o futuro do País, contribuidores-chave da sociedade portuguesa”.

Avaliadas por um júri independente composto por individualidades de destaque da sociedade portuguesa, as candidaturas ao programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal e do .PT, – 47% realizadas por estudantes do sexo feminino – chegaram de todos os pontos do País, e da Universidade de Coimbra destacaram-se três alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

PUBLICIDADE

Maria Carlota Mendes, estudante de licenciatura, junta-se à também vencedora da bolsa Daniela Fernandes, estudante de mestrado, ambas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Já num nível de formação mais avançado está Manuel Reis Carneiro, estudante de doutoramento em Electrical and Computering Engeneering na Universidade conimbricense, mas num formato de dual degree com a Carnegie Mellon University nos Estados Unidos da América.

Para além da frequência na mesma instituição de ensino, estes jovens partilham a felicidade de verem o seu talento reconhecido e de terem agora um apoio financeiro no valor de 5000 euros cada, que lhes permite focarem-se nos estudos e participarem em atividades ou adquirir equipamentos úteis para o seu desenvolvimento académico.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social, “a cada vez maior adesão a esta iniciativa é um inquestionável reconhecimento de que estamos no caminho certo ao apoiarmos jovens talentos que vão fazer a diferença e estabelecer um paradigma de capacitação, qualificação e exigência dos profissionais de amanhã”. Além disso, disse ainda Diogo Madeira da Silva, “é importante frisar que, tal como no ano passado, quisemos contribuir para atenuar o gender gap na indústria das TIC, pelo que atribuímos metade das bolsas a estudantes do género feminino”.

No âmbito deste programa de bolsas, a Huawei Portugal investiu já um total de meio milhão de euros no apoio a 100 estudantes do ensino superior em Portugal.

Mais informações sobre o programa de Bolsas da Huawei Portugal podem ser consultadas em https://programadebolsashuawei.pt/.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE