Mundo

Aluno reprova 128 vezes e gasta milhares de euros a tentar tirar carta

Notícias de Coimbra | 25 minutos atrás em 11-11-2025

Aprender a conduzir pode ser um verdadeiro desafio, mas, para alguns, tornar-se condutor parece quase impossível.

No Reino Unido, recentes dados revelam casos insólitos de alunos que precisaram de dezenas de tentativas para conseguirem a aprovação nos exames de condução, acumulando gastos consideráveis.

Um dos casos mais impressionantes é o de um aluno que reprovou 128 vezes no exame teórico, gastando cerca de 3.000 libras (aproximadamente 3.400 euros) nas repetidas tentativas. Outro candidato só conseguiu tirar a carta à 75.ª tentativa, tendo investido mais de 1.700 libras (cerca de 1.900 euros) no processo.

PUBLICIDADE

Segundo a SIC, Os números divulgados pela Agência de Normas para Condutores e Veículos e obtidos pela escola de condução AA, também mostram que alguns alunos enfrentam dificuldades nos exames práticos. Dois candidatos realizaram o teste prático 37 vezes sem sucesso, enquanto outro precisou de 43 tentativas, o que poderá ter custado até 3.200 libras (cerca de 3.600 euros).

No Reino Unido, cada exame teórico custa 23 libras (cerca de 26 euros), enquanto o exame prático varia entre 62 e 75 libras (cerca de 70 a 85 euros), dependendo do dia em que é realizado. Estes dados evidenciam o esforço, a persistência e o investimento financeiro necessário para obter a carta de condução no país.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE