Coimbra

Aluno de Coimbra foi “Astronauta por Um Dia”

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 04-09-2023

Embarcar num voo sem gravidade é certamente o sonho de muitos. No entanto, são bastante poucos os que chegam a realizar um voo parabólico. Lourenço Ribeiro, natural de Coimbra, aluno do 12º ano do Colégio da Rainha Santa Isabel, foi um dos 30 jovens portugueses a quem foi dada esta possibilidade única no âmbito do concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia”, promovido pela Agência Espacial Portuguesa.

PUBLICIDADE

O jovem de 17 anos teve a oportunidade de experienciar um ambiente de microgravidade no passado domingo, a 3 de setembro, a bordo do Airbus A310 Zero G da Novespace. O voo partiu da Base Aérea Nº11, em Beja, tendo o avião descrito 16 parábolas que permitiram aos passageiros experienciar, em cada uma das parábolas, 22 segundos de gravidade reduzida. “Foi algo único, senti-me um verdadeiro astronauta. São momentos que vou recordar para sempre” – nas palavras de Lourenço.

Dada a excecionalidade e raridade de um voo deste género, Lourenço e os demais candidatos (mais de 550, nesta edição) tiveram de passar por várias fases de seleção. Inicialmente, teve de gravar um pequeno vídeo de 45 segundos a explicar de forma concisa a sua motivação para participar nesta iniciativa. Seguiram-se testes de vários tipos, desde provas que procuravam testar conhecimentos a exigentes provas físicas. Por fim, foi sujeito a uma entrevista em que o júri avaliou a sua capacidade de comunicação. No final, foram selecionados 30 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, de diferentes pontos do país, incluindo regiões autónomas.

PUBLICIDADE

A iniciativa decorreu entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, na Base Aérea n.º 11, onde, em estreita articulação entre a Agência Espacial Portuguesa e a Força Aérea Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal de Beja, foram realizadas diversas atividades. Estas atividades tinham como principais objetivos potenciar a criação de laços de amizade entre os jovens finalistas e prepará-los para a singularidade de um voo parabólico.

O tão ansiado voo durou cerca de duas horas e contou com a presença do astronauta profissional Matthias Maurer, que esteve durante seis meses na Estação Espacial Internacional. O encerramento do evento, que reuniu os participantes e os familiares num enorme almoço comemorativo na Base Aérea n.º 11, contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

PUBLICIDADE

publicidade

Enquanto embaixador desta iniciativa, Lourenço Ribeiro promete dar a conhecer esta iniciativa ao maior número de jovens possível, como forma de estimular a curiosidade pelo espaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE