Vamos

Aluna de Vila Nova de Poiares vence concurso literário da Porto Editora

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 13-07-2023

A aluna Carolina Fernandes da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, de Vila Nova de Poiares, foi uma das três vencedoras do concurso literário “Um conto na minha terra”, promovido pela Porto Editora e pelo autor Bruno Paixão, no âmbito do Programa de Incentivo à Escrita nas Escolas.

PUBLICIDADE

“Vila ou verdade” é o título do texto premiado pela jovem poiarense, que será em breve editado em formato digital pela entidade organizadora.

O reconhecimento público decorreu durante a mais recente edição da Feira do Livro de Coimbra, numa cerimónia simbólica em que marcaram presença as três vencedoras e as suas famílias, as Vereadoras com o pelouro da Educação do Município de Vila Nova de Poiares, Maria da Luz Pedroso, e de Coimbra, Ana Cortez Vaz, o elemento do júri Bruno Paixão, o representante da editora, Vitor Gonçalves, e o diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho, Eduardo Sequeira.

PUBLICIDADE

«A autora insere no seu campo lexical uma relação de significados nos traços mais performativos do espaço que partilha com o leitor. A sua voz narrativa, tão fértil quanto promissora, é abundante na criatividade e convoca-nos para a imersão da completude do texto.» referiu Bruno Paixão.

Para além de ‘Vila ou Verdade’ de Carolina Fernandes, o concurso premiou ainda “freguesia da Alegria”, de Maria Almeida da Escola EB 2,3 Inês de Castro, e “A vida de um universitário” de Matilde Saraiva, aluna da Escola Secundária Dom Duarte.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que o concurso “Um conto na minha terra” foi desenvolvido em parceria com diversos Município da zona Centro, entre os quais o de Vila Nova de Poiares, junto de várias escolas. Através desta iniciativa, centenas de alunos tiveram a oportunidade de participar numa Masterclass de Iniciação à Escrita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE