Vamos

Aluna da ESEC do Politécnico de Coimbra ilustra livro de Aldeia Natal

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-12-2022

“O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal”, com textos do escritor Nuno Garcia Lopes, é ilustrado por Daniela Homem, aluna da ESEC. É o livro oficial de Santa Cita – Aldeia Natal, lugar do concelho de Tomar a que estão ligadas as memórias de infância dos autores.

PUBLICIDADE

Nem sempre os tesouros estão onde julgamos que os vamos encontrar. No livro “O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal”, Nuno Garcia Lopes apresenta vários olhares sobre esta época que contrariam a futilidade comercial com que nos é mostrada continuamente, num conjunto de contos para os mais novos repleto de mensagens para os adultos, em que foca algumas das causas que lhe são mais caras, como a inclusão, a defesa do meio-ambiente ou o respeito pelos mais frágeis.

Não por acaso, o livro vai ser lançado no evento Santa Cita – Aldeia Natal, que pretende precisamente recuperar o espírito comunitário dos natais do século passado, decorrendo de 16 a 18 deste mês. Era aí, nessa aldeia do concelho de Tomar, que moravam os avós maternos do escritor, e aí viveu algumas das melhores experiências da sua infância. Frequentemente na companhia dos primos, entre os quais Madalena Garcia Chaveiro, a quem coube o trabalho de paginação e design deste livro.

PUBLICIDADE

Já a ilustradora, Daniela Homem, só conheceria os natais do século XXI, ela que nasceu, tal como Nuno, na vizinha aldeia de Linhaceira, mas na geração seguinte. Para o autor não é novidade trabalhar com jovens artistas, pois já antes convidara nomes que se viriam a firmar na ilustração, como Mafalda Milhões ou Luís Prina, para ilustrarem livros seus quando eram também ainda apenas estudantes do ensino superior. Mais uma vez, neste caso, confia no talento da aluna de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, de que uma ilustração foi também recentemente escolhida para o cartaz da exposição “Formas e Cores: diálogos com José Saramago”.

Em conjunto, assinam um livro que pretende, fugindo aos estereótipos, reforçar a magia do Natal enquanto momento de partilha, de dádiva e da pura alegria que esses sentimentos nos concedem.

PUBLICIDADE

publicidade

Livro oficial do evento, para o qual reverterá uma parte da receita, será apresentado publicamente dia 17 de Dezembro, em Santa Cita, seguido de uma sessão de contos. O livro está já disponível para reserva em www.nunogarcialopes.pt .

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE