Coimbra
Aluna da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vai frequentar programa para estudantes líderes da Europa

Nichole Bento, estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi selecionada para frequentar o programa Study of the United States Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe (Estudo dos Institutos dos Estados Unidos para Líderes Estudantis da Europa), promovido pela Comissão Fulbright e financiado pelo Departamento de Estado Norte-Americano.
A aluna do 2º ano de licenciatura em Enfermagem vai participar no programa dedicado ao “Civic Engagement” (sobre envolvimento cívico, ativismo e voluntariado), para o qual foi também selecionado outro estudante do ensino superior português e que terá lugar na Universidade da Carolina do Sul, instituição onde a jovem estará por quatro semanas, a frequentar aulas teórico-práticas.
PUBLICIDADE
A estudante da ESEnfC (FOTO EM ANEXO) irá, depois, para Washington, capital dos Estados Unidos, onde se reunirá, durante uma semana, com todos os 60 colegas europeus selecionados em 2020 para o programa SUSI for Student Leaders from Europe – também nas áreas de “Entrepreneurship and Economic Development” e de “Education and the Future of Work”.
«Estou muito feliz por fazer parte do programa. Espero aprofundar os meus conhecimentos, conhecer uma nova cultura, melhorar a minha capacidade comunicacional, porque vou estar com pessoas que não conheço, e aprofundar também o meu inglês. E, depois, aprender a transpor esse saber para a prática profissional futura», afirma Nichole Bento.
A estudante da ESEnfC tem já no currículo algumas iniciativas meritórias no campo do envolvimento cívico e do voluntariado. Ainda no ensino secundário, participou no Clube de Música da Escola Alice Gouveia, em Coimbra, num projeto de integração e inclusão de crianças com deficiência através da música. Fez, também, parte de um projeto de voluntariado a apanhar lixo por Coimbra, concretamente beatas de cigarros – o Clean Up Portugal, que, num fim-de-semana, em setembro de 2019, juntou muitos jovens pelo país, numa ação que visou sensibilizar para o problema da poluição –, e associou-se a manifestações relacionadas com as alterações climáticas, ou com o feminismo.
Na ESEnfC, Nichole Bento participa no projeto de investigação “A Pessoa em Situação Crítica”.
«Eu acho que o que mais vou aprender neste programa [dedicado ao “Civic Engagement”] é a ver sempre a outra perspetiva e ter uma visão holística e abrangente da pessoa. Tentar compreender ou aceitar outras opiniões, mesmo que não sejam concordantes com a minha. Acho que isso é muito importante no ramo da Enfermagem», diz, ainda, Nichole Bento.
Os programas SUSI for Student Leaders from Europe, que deveriam decorrer entre julho e agosto de 2020, estão, até ao momento, suspensos devido à pandemia do novo coronavírus.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.