Alugar quarto em Coimbra custa em média 183 euros!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-08-2017

Com cada vez mais procura, o preço de quartos para arrendar sobe 8% face ao período homólogo de 2016, situando o preço médio em Portugal nos 238 euros mensais, segundo o relatório anual de arrendamento de quartos realizado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal.

PUBLICIDADE

coimbra

Foram nos principais distritos do país que se registaram os maiores aumentos. O Porto segue esta tendência nacional e vê os seus preços subirem 15,2%, sendo a maior subida do país, seguido por Lisboa com um aumento de 14%. Em Coimbra a variação foi menos acentuada com apenas 6%.

PUBLICIDADE

Lisboa é o distrito com os quartos mais caros em Portugal, situando o custo de arrendamento nos 308 euros mensais, seguido pelo Porto (242 euros por mês) e Setúbal (222 euros). Por outro lado, dos distritos analisados, os mais económicos para arrendar um quarto são Santarém (185 euros), Coimbra (183 euros) e Leiria (169 euros) como os mais baratos.

quarto coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

Este é o perfil das pessoas que partilham casa em Portugal: 33 anos, vivem no centro de grandes cidades, não fumam (apesar de tolerantes com quem fuma) e não têm e nem permitem animais de estimação.

A idade média dos habitantes de uma casa partilhada varia em função da zona geográfica, sendo Santarém e Setúbal o distrito com a média mais alta rondando os 37 anos (em ambos os casos). Em Lisboa a média de idades é de 36 enquanto no Porto é de apenas 30 anos.

Por outro lado Coimbra, tradicionalmente estudantil, apresenta uma média de idades mais baixa. Os habitantes de casas partilhadas nesta cidade rondam os 28 anos.

Em 84% das casas convivem ambos os sexos, enquanto 13% vivem apenas indivíduos do sexo feminino e 3% exclusivamente masculino.

Os dados publicados neste relatório do idealista revelam que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde.

Segundo o idealista, a atual realidade do mercado de arrendamento português nas grandes cidades faz com que seja complexo para muitas pessoas solteiras ou separadas suportar o custo de uma casa, tornando o arrendamento de um quarto a opção mais vantajosa.

Por outro lado, partilhar casa continua a ser um estímulo para muitos jovens com vontade de serem independentes e sair da casa dos pais, uma tendência que se espera ver aumentar nos próximos anos.

O idealista considera que é uma referência para todos aqueles que procuram partilhar casa, tanto pela facilidade de utilização como qualidade da informação. 

Para a realização deste estudo do  idealista foram considerados apenas os distritos com uma base estável no idealista durante o período analisado e com um número mínimo de 50 anúncios por distrito. Para os distritos de Leiria, Santarém e Setúbal não foi possível definir a variação anual por falta de dados referentes a 2016.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE