Coimbra

Alterações globais dos rios e a monitorização ecológica em conferência no Museu da Água

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-04-2019

Decorreu no dia 12 de Abri,  no Museu da Água a última conferência do ciclo ‘Rios de Portugal’, no âmbito da 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. A investigadora Maria João Feio apresentou perante uma audiência muito interessada as “Alterações globais dos rios e monitorização ecológica”.

PUBLICIDADE

“Os rios portugueses sofrem diversos tipos de pressões causadas por atividades humanas como as alterações hidromorfológicas (como as causadas pelas numerosas barragens nacionais), a alteração da floresta nativa, as alterações das características físicas e químicas da água, entre outras”, alerta a investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Nesta sessão foi feita uma caracterização das principais pressões antropogénicas sofridas pelas bacias hidrográficas portuguesas bem como o efeito das mesmas sobre os ecossistemas ribeirinhos, com base em estudos feitos em Portugal.

Foi ainda descrito o processo de classificação ecológica dos rios, desde os métodos de amostragem de fauna e flora aquática até aos índices de qualidade bem como as classificações ecológicas disponíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

As Alterações globais e a Monitorização Ecológica são dois dos temas abordados no livro Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações, publicado recentemente pela Imprensa da Universidade de Coimbra e editado pelas investigadoras Maria João Feio e Verónica Ferreira (MARE, Universidade de Coimbra).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE