Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Alterações de trânsito na Alta de Coimbra a partir de 18 de fevereiro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-02-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que estão reunidas as condições para a reabertura, a partir de amanhã, do trânsito pedonal e, parcialmente, do rodoviário na Rua do Colégio Novo, que foi requalificada no âmbito de uma empreitada que engloba também as ruas dos Coutinhos, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar, e que representa um investimento de cerca de 680 mil euros.

PUBLICIDADE

Os trabalhos estão a ser realizados em várias fases, de modo a minimizar o impacto nos acessos a habitações e serviços. Nesse sentido, a empreitada vai avançar para a terceira fase, que vai implicar diferentes condicionamentos de trânsito na Alta de Coimbra a partir de terça-feira, 18 de fevereiro, com especial incidência nas ruas dos Coutinhos, João Jacinto, do Loureiro e Joaquim António de Aguiar. Nomeadamente:

– Corte de trânsito na Rua dos Coutinhos, desde o cruzamento da Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), Rua Sobre Ribas (Torre de Anto), Rua do Loureiro e Rua João Jacinto (Casa da Escrita) até ao Largo da Sé Velha;

PUBLICIDADE

publicidade

– Por este motivo o trânsito na Rua João Jacinto (Casa da Escrita) e Rua do Loureiro será permitido apenas para acesso a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, enquanto a Rua do Colégio Novo apenas será transitável até ao cruzamento com a Couraça dos Apóstolos, sendo aí de sentido obrigatório;

– Na Couraça dos Apóstolos a circulação realizar-se-á nos dois sentidos, sendo que o sentido descendente será apenas para moradores. Esta situação vai obrigar à delimitação da zona lateral para restrição do estacionamento abusivo e de forma a permitir a circulação de duas viaturas, em sentidos opostos.

PUBLICIDADE

– O acesso ao Largo da Sé Velha será feito exclusivamente pelas ruas da Ilha e Joaquim António de Aguiar, que durante o período diurno (08h00 e as 18h00) terá circulação a decorrer nos dois sentidos, com recurso a semáforos, o que permitirá manter também a circulação da Linha (azul) do Centro Histórico até à Sé Velha e o acesso das viaturas à frente da obra (Rua dos Coutinhos). Durante o período noturno (18h00-08h00) a circulação faz-se como habitualmente.

A Linha (azul) do Centro Histórico dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) fazem então percurso alternativo a partir da Manutenção, passa pela Av. Sá da Bandeira, Rua Padre António Vieira, ruas São João e São Pedro, Couraça de Lisboa e Rua Joaquim António de Aguiar (no sentido inverso ao habitual) até ao Largo da Sé Velha, onde dá a volta e retoma a Rua Joaquim António de Aguiar e o percurso normal até à Baixa de Coimbra.

Os acessos alternativos estão indicados no seguinte mapa:

Recorde-se que esta intervenção, que está entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., visa dar continuidade ao plano estratégico da autarquia para melhorar a mobilidade pedonal e as infraestruturas do subsolo na zona histórica da cidade, num investimento global que já é previsivelmente superior a 3,5M€.

Estas intervenções pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, através da requalificação do espaço público. O projeto prevê, também, a remodelação das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de eletricidade e de telecomunicações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com