Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Alta “velocità” de Vigano no empedrado de Fafe

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-08-2015

O italiano Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD) foi o mais rápido na luta ao sprint e conquistou a 3ª etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros que terminou, este sábado, em Fafe.

PUBLICIDADE

unnamed

O líder, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), bateu-se diretamente com Vigano no empedrado da reta da meta e foi segundo classificado. No fim, explicaria a importância de ter entrado no centro de Fafe disposto a bonificar. “Acelerei para ganhar mais segundos. Nunca se sabe se não me vão fazer falta.”

PUBLICIDADE

publicidade

Com o segundo lugar Veloso retirou seis segundos ao tempo da etapa em virtude das bonificações atribuídas aos primeiros três classificados (10, 6 e 4 segundos) o que deu para reforçar a Camisola Amarela. Depois desta etapa que trouxe a Volta de Trás os Montes para o Minho, o galego tem nove segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa, Delio Fernández. José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), continua a ser o melhor português no terceiro posto a 12 segundos. Com o triunfo deste sábado Davide Vigano comanda agora a classificação geral por pontos e enverga a Camisola Vermelha Banco BIC. A Camisola Branca RTP, para o melhor jovem, mantém-se na posse de Luca Capelli (Team Idea 2010 ASD).

Já se esperava que a chegada em Fafe, agora na renovada praça 25 de Abril, seria discutida ao sprint, mas como é habitual, houve quem tratasse de animar o dia logo à saída de Boticas.

Com 20 quilómetros percorridos surgiu o primeiro Prémio de Montanha e o suspeito do costume chegou-se à frente. Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) amealhou mais uns pontos e mostrou, uma vez mais, que quer ser Rei da Montanha com a Camisola Azul Fundação do Desporto.

PUBLICIDADE

Seguiram-se as fugas. A primeira, com sete elementos, manteve-se durante cerca de 30 quilómetros. A história não ficou por aqui. Logo depois isolou-se um quinteto que esteve na frente outros tantos quilómetros. Deste grupo, Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Domingos Gonçalves (Efapel) foram os últimos a resistir e ainda passaram a primeira vez na zona de meta, em Fafe, aplaudidos por uma enorme moldura humana. O espanhol da formação axadrezada voltou a arriscar e deixou Gonçalves para trás decidido em alcançar a meta sozinho mas tal como se previa, o pelotão ficou compacto a faltarem cinco quilómetros para o final.

O calor da Volta a Portugal faz aumentar ainda mais os termómetros em cada verão. Falar de agosto sem falar da Volta não é a mesma coisa. Que o digam os milhares que se juntam à beira da estrada, se concentram nos locais de partida e chegada ou têm hora marcada para se sentarem em frente à televisão. São homens e mulheres que veem na Volta uma tradição que não pode, nem deve, ser quebrada. Com agosto chegam também muitos emigrantes vindos de França, Suíça ou Luxemburgo. “Oh, la la, bienvenue au Portugal!”

À semelhança de 2014, a prova começou, este ano, mais cedo uma semana devido à calendarização da Vuelta, em Espanha, mas não é por isso que a competição deixa de se envolver com as festas e tradições populares, mas agora que chegou agosto a festa torna-se ainda mais rija.

4ª Etapa – 2 agosto 2015

Alvarenga – Mondim de Basto (Sra. Da Graça) | 159,4 Km

Hora da Partida – 12h45

Ao primeiro domingo de prova chega uma das etapas mais aguardadas em cada Volta a Portugal: a sempre e emocionante chegada à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. A freguesia de Alvarenga do concelho de Arouca, abre caminho aos 159,4 Km que vão atravessar os cenários fantásticos da Região Demarcada do Douro. O calor promete estar na festa com a temperaturas a rondar os 30 graus.

Todas as informações em: http://www.volta-portugal.com/etapas/phps/etapa_home.php?etapa=4

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com