Coimbra

Alta Velocidade entre Lisboa e Porto vai custar 26 euros

António Alves | 1 mês atrás em 15-03-2024

O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, anunciou esta sexta-feira 15 de março em Coimbra que o bilhete da Alta Velocidade entre Lisboa e Porto vai custar 26 euros.

PUBLICIDADE

O preço já foi definido num estudo promovido pela empresa pública, esperando que com este preço seja possível retirar muitas viaturas da auto estrada A1 e, até mesmo, reduzir o número de viagens de avião que agora são feitas entre as duas cidades.

Atualmente, quem faz a viagem entre Lisboa e Porto paga no Alfa um bilhete de 42 euros. A redução do preço será possível porque, atualmente, este tipo de serviço é feito num período de 3 horas em comboios com capacidade máxima de 300 lugares.

PUBLICIDADE

Com a Alta Velocidade, os comboios terão uma capacidade de 1.000 lugares e as viagens, quando toda a linha estiver pronta, vão durar cerca de 1 hora e 20 minutos. Aliás, todos os dias serão feitos 60 serviços através desta linha.

Ao intervir na sessão de apresentação do Plano de Pormenor da nova Estação Intermodal de Coimbra que está a decorrer no Salão Nobre da Câmara de Coimbra, Carlos Fernandes explicou que será uma oferta disruptiva que contará com uma nova área na atual estação de Campanhã (Porto), uma estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, uma requalificação da atual estação de Aveiro e as novas estações de Coimbra e Leiria.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova estação de Coimbra, que irá surgir no atual espaço de Coimbra-B, está prevista na 2.ª fase do Plano de Investimento com um valor de 1,750 milhões de euros (ligação Oiã-Soure). O concurso deverá ser lançado, em princípio, em julho de 2024.

A previsão é que a primeira viagem ocorrerá em 2028 e ligará Soure ao Porto. Quando entrar em funcionamento, a nova estação de Coimbra ficará a uma distância de 37 minutos do Aeroporto Sá Carneiro na cidade do Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE