Coimbra

Alojamento estudantil de luxo em Coimbra aprovado à segunda tentativa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-11-2018

 

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra aprovou hoje um alojamento estudantil de luxo com 349 quartos, no edifício da EDP, na Rua do Brasil, que em outubro tinha sido chumbado por toda a oposição (PSD, Somos Coimbra e CDU).

PUBLICIDADE

Após a audição dos investidores do Collegiate, o executivo, presidido pelo socialista Manuel Machado, aprovou a implantação da unidade residencial prevista para um edifício, na rua do Brasil, construído pela antiga Companhia Eléctrica das Beiras, em meados do século XX, e onde a empresa manteve durante décadas alguns dos seus escritórios na cidade.

Com apenas cinco votos a favor, do PS, o projeto foi aprovado com votos contra da CDU e do PSD, enquanto o movimento Somos Coimbra se absteve.

PUBLICIDADE

publicidade

Na reunião de 8 de outubro, dois vereadores deste movimento, liderado pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, tinham votado contra, ao lado das outras duas forças políticas da oposição (CDU e PSD).

Hoje, o PSD voltou a demarcar-se do processo, enquanto o Mais Coimbra insistiu nas críticas que tinha formulado há mais de um mês, acabando por viabilizar a aprovação do projeto com a abstenção.

“Não estou aqui a fazer um braço-de-ferro com ninguém”, disse o presidente da câmara, Manuel Machado, depois de alguma tensão entre o PS, de um lado, e o PSD e o Somos Coimbra, do outro.

Manuel Machado salientou que “um projeto desta envergadura merece o carinho” da cidade e da autarquia.

Ao ler uma declaração de voto do Somos Coimbra, José Manuel Silva afirmou que o movimento continua a “criticar afincadamente a recusa do PS em se comprometer com a rápida instituição de um fundo de sustentabilidade, que existe noutros municípios, prejudicando o interesse público, a cidade e o concelho”.

Na sua opinião, o PS “deveria explicar por que recusa a constituição deste fundo”, que serviria para financiar projetos na área da mobilidade, estacionamento e transportes públicos.

Em comunicado, a Concelhia do Partido Socialista congratulou-se com a aprovação do empreendimento e frisou que “venceu Coimbra, pela persistência dos eleitos pelo PS e dos investidores, que provaram que, por mais que queiram adiar o investimento da cidade e se autoproclamarem como os salvadores da cidade, a cidade e os investidores não estão à mercê dos caprichos da oposição”, que colocou “em suspenso um investimento de reabilitação de 30 milhões de euros”.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE