Coimbra

Almofada desenvolvida por estudantes de Coimbra pode vencer prémio de criatividade e empreendedorismo (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-10-2020

A “Dynamic Pillow”, uma almofada anti-escaras para cadeira de rodas manual projetada por estudantes de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, é uma das ideias de negócio semifinalistas do Angelini University Award!, da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor. O galardão – cujos vencedores serão anunciados a 19 de novembro – premeia a criatividade e empreendedorismo dos alunos do ensino superior da área da Saúde.

PUBLICIDADE

Concebida para melhorar a qualidade de vida da população envelhecida e dependente de um cuidador, a “Dynamic Pillow” permitirá aliviar as zonas de pressão, promovendo um melhor controlo de postura e ajudando a minimizar a dor. A almofada idealizada pelos estudantes da ESTeSC integra um sistema elétrico alimentado por uma bateria recarregável, que permite três movimentos – elevação, inclinação anterior e oscilação lateral – auxiliando no levante e nas transferências das pessoas em cadeira de rodas.

PUBLICIDADE

publicidade

A ideia foi desenvolvida em contexto académico, por quatro estudantes da licenciatura em Fisioterapia da ESTeSC (três deles, entretanto, já diplomados): Ana Souto, Hugo Ribeiro, Inês Ângelo e Joana Sousa. Vencer o Angelini University Award! – que atribui prémios de 5000 e 2500 euros, para o 1º classificado e 2ª classificados, respetivamente – seria “uma ajuda para conseguir registar a patente e eventualmente iniciar com desenvolvimento de protótipo”, explicam os jovens.

Além dos prémios de júri, a 11ª edição do Angelini University Award! atribuirá ainda uma menção honrosa às ideias mais votadas pelo público, de entre os 15 semifinalistas que ainda se encontram a concurso.

PUBLICIDADE

A votação está aberta até 18 de novembro, em https://aua.pt/pt/votacao-publico

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE