Coimbra

“Almas Santas” preservam memória coletiva de Vila Nova de Poiares (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-04-2020

O Município de Vila Nova de Poiares firmou recentemente um protocolo com “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” (MPADGP), projeto com direção artística de Tiago Pereira, e que visa a recolha da tradição musical feita por todos os recantos do nosso país.

PUBLICIDADE

Este projeto, que se apresenta como um modelo social, baseado na escuta e na partilha, acreditando que a memória coletiva pode ter um importante papel na coesão social, deveria ter início durante o mês de março no nosso Concelho, mas a situação que se vive obrigou a um adiamento.

Assim, e tendo em consideração o isolamento social, surgiu o desafio por parte da MPAGDP para que em todo o país os artistas produzissem um vídeo a tocar uma canção. É nesse sentido que surge “Almas Santas de Vila Nova de Poiares”, canção gravada pelo técnico do Município Gabriel Matos em plena Ribeira da Fraga, e que é o resultado da investigação e recolha do património cultural e imaterial do Concelho,

PUBLICIDADE

Esta associação entre a Câmara Municipal e a MPAGDP surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Autarquia, sobretudo a partir de 2014, com o intuito da recolha e salvaguarda desse património identitário das gentes de Vila Nova de Poiares.

Porque, como refere o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é fundamental preservar os nossos hábitos, rituais e tradições, no fundo tudo aquilo que nos caracteriza e nos distingue como um povo, para que o possamos transmitir às novas gerações.»

PUBLICIDADE

publicidade

Exemplo desse mesmo trabalho é o grupo “Talentos na Maturidade”, que reúne semanalmente mais de três dezenas de seniores, e que participa através da música nos mais diversos eventos culturais que se realizam no Concelho, e que ao mesmo tempo que promove o envelhecimento saudável e ativo, tem permitido o registo desse património imaterial.

Em tempos de confinamento, em que a reunião não é possível, o Município tem continuado a promover o contacto com a comunidade sénior, recorrendo ao telefone, para preservar a memória coletiva do Concelho e em particular combater o isolamento social desta faixa etária da população.

Refira-se que o vídeo pode ser visto nas diferentes plataformas online da Câmara Municipal, sendo ele próprio um tributo e homenagem às tradições e às gentes de Vila Nova de Poiares.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE