Cidade

Alma Shopping recebe final da competição de robótica para alunos do Ensino Básico ao Superior

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-02-2020

O Alma Shopping recebe, uma vez mais, a final da competição de robótica para alunos do Ensino Básico ao Superior. Um evento educativo e formativo que tem como principal objetivo dar a conhecer o mundo da robótica e promover a área da engenharia eletrotécnica perante a comunidade estudantil. A Praça Central do centro comercial foi o espaço eleito, pela ampla visibilidade de todos os andares que permite o acesso à visualização das provas a toda a população.

PUBLICIDADE

Nesta 6ª edição, a organização quis fazer um upgrade às atividades pensadas para as crianças mais jovens, passando o evento a ser em 2 dias no Alma Shopping. O dia 15 de fevereiro será dedicado aos mais novos e recebe o Bot Kids, e o dia 16 de Fevereiro recebe a grande final da Competição das provas de FCTUC, Bot´n Roll e ISR.

O Bot Kids será um evento aberto a todas as crianças que queiram participar, não é necessária pré inscrição, e consiste num dia repleto de desafios e demonstrações abertas a todo o público, para que todos possam estar em contacto direto com o mundo da robótica e da programação, inicia às 10h e termina às 18h. 

PUBLICIDADE

À semelhança do ano passado a grande final vai ser no dia 16, na Praça central do Alma Shopping, onde vão competir os alunos das escolas inscritas, vindas de todo o país. O início das competições será às 10h e a sessão de encerramento com os vencedores a subir ao palco será às 19h.

O BotOlympics é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC). Decorre em ambiente “hackathon”, durante quatro dias, onde os participantes vão ser desafiados a desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas. 

PUBLICIDADE

publicidade

Uma das novidades é que o BotOlympics ganhou a certificação do Selo Portugal INCoDe 2030 pelo seu contributo para a capacitação das competências digitais no nosso país, que segundo a organização pretende cativar as mentes mais jovens para uma área enorme e de futuro tecnológico, como a programação e a robótica. 

Trata-se de uma competição única em Portugal que reúne participantes de uma ampla faixa etária, desde alunos do 3º ciclo ao ensino universitário, que durante quatro dias se dedicam de corpo e alma à programação e aos diferentes desafios, preparando-se para serem postos à prova e ao júri na grande final de dia 16 de Fevereiro. 

Os prémios atribuídos vão passar pela oferta de materiais tecnológicos, culturais e bilhetes para os principais festivais nacionais.

Para a edição deste ano, o evento vai contar com o envolvimento de cerca de 200 pessoas, entre os 140 participantes da competição, docentes desde o ensino básico ao superior, mentores, júris e staff. Ao longo das edições anteriores contámos já com a participação de mais de 400 participantes, 10 distritos, que resultaram em cerca de 130 prémios entregues. Foram mais de 70 entidades parceiras e 30 escolas. 

Para mais informações consulte a página do evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE