Portugal

Alívio: Fogos em Alcanede, Penamacor e Nisa dominados

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 horas atrás em 30-07-2025

Os incêndios em Penamacor, distrito de Castelo Branco, e em Alcanede, Santarém, foram considerados dominados pelos bombeiros durante a madrugada, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a mesma fonte, o incêndio que começou na segunda-feira à tarde na localidade de Aranhas, Penamacor, foi dado como dominado cerca das 00:50 de hoje.

PUBLICIDADE

Segundo a informação mais recente na página da ANEPC, cerca das 06:30 este incêndio mobilizava 397 operacionais e 133 meios.

O incêndio em Alcanede, cujo alerta foi dado ao início da tarde de terça-feira, foi dominado pelas 04:10 de hoje, referiu aquela fonte da ANEPC.

Este incêndio estava ainda a ser combatido por 387 pessoas, apoiadas por 121 meios terrestres.

Pelas 06:30 de hoje, na página oficial da ANEPC ainda há registo de seis fogos ativos, considerados significativos, em Ponte da Barca e Ponte de Lima (Viana do Castelo), Penafiel (Porto), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro) e Nisa (Portalegre), que estão a ser combatidos por 1.756 operacionais e 570 meios terrestres.

O incêndio que deflagrou na terça-feira no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, foi dado hoje de manhã como dominado, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Cerca das 07:45 de hoje, este incêndio mobilizava ainda 297 operacionais e 98 meios terrestres.

O alerta para este fogo, em zona florestal, foi dado ao início da tarde de terça-feira e levou, por precaução, à retirada de habitantes de aldeias do concelho, nomeadamente Vinagra, São Simão e Pé da Serra.

Durante a madrugada foram dominados os incêndios em Penamacor, distrito de Castelo Branco, e em Alcanede, Santarém.

Às 07:50 maninham-se ativos os fogos em Arouca, disterito de Aveiro, Ponte de Lima e Ponte da barca, ambos no distrito de Viana do Castelo, e de Penafiel, no porto., segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE