Coimbra

Alinha numa Subida Épica entre Porto de Vacas e Xiqueiro?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-05-2016

Para os apaixonados pelo ciclismo e pela montanha, as Aldeias do Xisto têm um desafio aliciante: a nova Subida Épica Porto de Vacas – Xiqueiro, na Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

3eaae981-ffe4-4a29-8492-ed9972a20aff

O ambiente está assim preparado: paisagens arrebatadoras, convívio e subidas desafiadoras… E a Serra do Açor promete recebê-lo com todo o esplendor para mais uma aventura ímpar pelas Aldeias do Xisto. Marque na agenda.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

É já no próximo dia 15 de maio (domingo) que será adicionada mais uma Subida Épica Aldeias do Xisto ao portefólio das Bike Roads, projeto através do qual, e à semelhança do que acontece nalguns destinos de montanha noutros países, estão a ser caracterizadas e sinalizadas algumas das subidas mais desafiantes em Portugal para se fazer em bicicleta.

PUBLICIDADE

Desta vez é a Serra do Açor que nos recebe em todo o seu esplendor para a Subida Épica Porto de Vacas – Xiqueiro, na Pampilhosa da Serra. Será num ambiente de festa que os participantes irão enfrentar esta nova subida ao lado de amigos e outros amantes do ciclismo, num desafio cronometrado e que terminará bem no alto da montanha – aos 1.030 metros de altitude!

Esta subida, com 11 km de extensão e cerca de 6,3% de inclinação média, surpreende pelo seu grau de desafio e pela espetacularidade das paisagens envolventes, terminando num colo com uma soberba vista onde o cume da Serra da Estrela se impõe como pano de fundo por detrás do cenário do complexo mineiro da Barroca de Cima. Para o lado oposto, a vista estende-se ao longo dos cumes da Serra do Açor e da Serra da Lousã, com a Barragem de Santa Luzia a contrastar com as suas águas em tons de azul.

No fim de semana da inauguração estará disponível um conjunto de três circuitos, para que, durante dois dias, os participantes possam, em autonomia, descobrir as melhores propostas de circuitos de bicicleta de estrada desta região.

No sábado, os participantes poderão optar entre dois circuitos com diferentes níveis de dificuldade e, no domingo, poderão efetuar um terceiro circuito que integrará a participação na inauguração da “Subida Épica Porto de Vacas – Alto do Xiqueiro”.

Neste dia haverá no programa do evento a opção de sair em pelotão da Pampilhosa da Serra, rumo à base da Subida Épica para a sua inauguração e regresso à Pampilhosa da Serra percorrendo o circuito aconselhado para este dia.

unnamed (1)

 

PROGRAMA

Sábado, dia 14 de Maio

Programa livre, com propostas de 2 circuitos (Granfondo das Minas e Mediofondo do Ceira) disponibilizados no site bike-roads.com a serem efetuados em autonomia pelos ciclistas.

Domingo, dia 15 de Maio

9:30 h – Abertura do secretariado (Porto de vacas)

10:30 h – Inauguração da Subida Épica Aldeias do Xisto ® Porto de Vacas – Xiqueiro

10:35 h – Partida para a subida cronometrada

11:15 h – Chegada prevista dos atletas mais rápidos ao final da subida

12:00 h – Chegada prevista dos últimos atletas ao final da subida

11:15 – 12:15 h – Lanche de reposição

O acesso da Pampilhosa da Serra ao início da Subida Épica em Porto de Vacas com passagem em Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima e o regresso no final à Pampilhosa da Serra poderá ser efetuado opcionalmente em bicicleta e em autonomia, percorrendo o circuito “Mediofondo do Zêzere” disponibilizado no site bike-roads.com.

Todas as informações, assim como as inscrições, estão disponíveis em:

http://www.bike-roads.com/aldeias-do-xisto/events

 

 

 

 

 

 

 

Informações

As inscrições são efectuadas on line no site: http://www.bike-roads.com/aldeias-do-xisto/events

As inscrições abrem às 19:00 h do dia 26.04.2016 e encerram às 24 horas do dia 13.05.2016

– As inscrições são limitadas até ao máximo de 100 participantes.

No caso de não se ter atingido o limite de inscritos, poderão ser efectuadas inscrições no secretariado, no dia do evento. No entanto estas inscrições são limitadas a 20 vagas, sendo a atribuição das mesmas feita por ordem de chegada, mas sempre condicionadas à aprovação da organização.

– As inscrições são grátis, embora sejam obrigatórias.

– Inclui: Seguro de acidentes pessoais (atletas não federados); Placa frontal para a bicicleta; Lanche no final do evento; Brindes (limitados aos primeiros 100 atletas a levantar o seu kit de participante)

 

Subidas Épicas – Bike Roads Aldeias do Xisto

O projeto Bike Roads Aldeias do Xisto traz a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e, em especial, na Europa. Esta iniciativa passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro.

 

As Bike Roads são um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo. São subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas grandes escaladas das competições mais carismáticas.

 

Para mais informações visite www.aldeiasdoxisto.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE