Primeira Página

Alice não está no País das Maravilhas: Tempestade com chuva e ventos podem ameaçar Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 08-10-2025

Imagem: Pixabay

A AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha) nomeou, há poucas horas, a primeira tempestade da temporada 2025/2026: Alice.

O fenómeno já motivou a emissão de vários avisos meteorológicos amarelos e laranja em território espanhol, sobretudo nas regiões mediterrânicas.

As Ilhas Baleares, Catalunha, Valência, Andaluzia e Múrcia são as zonas mais afetadas, com previsão de chuvas intensas a partir das 14:00 desta quarta-feira, 8 de outubro. As precipitações deverão concentrar-se no leste de Espanha, podendo depois estender-se à costa sul.

PUBLICIDADE

Em Portugal, contudo, os efeitos da tempestade Alice deverão ser muito limitados. De acordo com as previsões, apenas alguma precipitação residual poderá ocorrer no Algarve na tarde de sexta-feira, mas é possível que nem chegue a verificar-se. No geral, o tempo manter-se-á seco e estável nos próximos dias, informa o tempo.pt.

Depois de uma quarta-feira mais fresca, com máximas entre 17 °C (Viana do Castelo) e 25 °C (Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Faro), o termómetro deverá subir progressivamente.

Na quinta-feira, dia 9, esperam-se 27ºC para Coimbra, 20 °C em Aveiro, 22 °C em Viana do Castelo e Guarda, e até 28 °C em Évora. Já na sexta-feira, dia 10 de outubro, as temperaturas poderão atingir 30 °C em Santarém e Lisboa, valores até 7 °C acima da média climatológica para esta altura do ano.

O fim de semana deverá manter-se ameno e seco, com temperaturas elevadas, sobretudo no interior e no litoral centro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE