Mundo

Algo vai aparecer na Lua esta noite (e vai surpreender quem estiver a olhar)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 43 minutos atrás em 28-10-2025

Quem olhar para a Lua esta noite, 28 de outubro, com binóculos ou um pequeno telescópio poderá observar um fenómeno raro e fascinante: um grande “X” luminoso a destacar-se na superfície lunar. Conhecido como X Lunar ou X de Werner, este efeito só é visível durante um curto período de tempo, despertando o interesse de astrónomos e curiosos em todo o mundo.

O “X” forma-se junto à linha do terminador, a fronteira que separa o lado iluminado do lado escuro da Lua — ou seja, o limite entre o “dia” e a “noite” lunar. É precisamente nesse contraste de luz e sombra que o relevo da superfície se torna mais evidente, permitindo distinguir com maior clareza crateras, montanhas e vales, explica o Olhar Digital.

O fenómeno ocorre todos os meses, durante a fase crescente, também conhecida como primeiro quarto lunar. Segundo o portal Space.com, o “X” deverá ser visível por volta das 19:00, quando a Lua estiver cerca de 20 graus acima do horizonte sul.

PUBLICIDADE

O chamado “efeito claro-escuro” é provocado pela forma como a luz solar incide sobre as crateras lunares, projetando sombras que criam o padrão em forma de X. As crateras envolvidas neste jogo de luz e sombra são Blanchinus, La Caille e Purbach, situadas a cerca de 25 graus a sul do equador lunar.

À medida que a iluminação solar avança, outras formações curiosas podem ser observadas, como um “V” luminoso, criado pela cratera Ukert e por formações menores, situadas perto do Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade, em latim).

Além deste espetáculo visual, a Lua dá início à sua “turné mensal” pelos planetas do Sistema Solar. No próximo domingo, 2 de novembro, o satélite natural estará em conjunção com Saturno, um alinhamento em que ambos aparecem próximos no céu.

De acordo com o site In-The-Sky.org, a conjunção ocorre às 7:56, quando a Lua passará a pouco mais de 3 graus a norte de Saturno. Em São Paulo, o par será visível a partir das 18:50, atingindo o ponto mais alto às 21:03, e desaparecendo do campo de visão por volta das 2:20 da madrugada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE