Após a terceira e última reunião de transição, terminou formalmente o mandato do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o dirigente destacou os anos intensos e transformadores à frente da instituição, agradecendo a todos os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento da ULS, tanto a nível nacional como internacional.
PUBLICIDADE
O antigo presidente elogiou a sua equipa direta, referindo-se a ela como “dream team”, sublinhando a competência, lealdade e dedicação de cada membro, bem como o papel determinante na concretização dos objetivos da ULS, mesmo em contextos adversos.
Destacou também a importância do trabalho coletivo dos profissionais de saúde, responsáveis por consolidar Coimbra como referência na integração de cuidados, inovação organizacional, transformação digital e investigação. “Os ganhos alcançados em Coimbra pertencem-vos”, afirmou.
O responsável agradeceu ainda a Fernando Araújo pela confiança depositada na sua liderança, que permitiu implementar uma visão ambiciosa e centrada nas pessoas. “A confiança institucional honra quem acredita que a liderança pública deve ser exercida com responsabilidade, autonomia e sentido de futuro”, salientou.
No comunicado, manifestou esperança no sucesso da nova equipa diretiva, sublinhando a importância de garantir apoio governamental para projetos estruturantes, como a nova Maternidade de Coimbra.
Em tom pessoal, deixou palavras de reconhecimento à família, em particular à esposa Joana, que sofreu impactos de campanhas críticas durante o seu mandato, e reforçou a importância de lutar com integridade pelo bem comum.
O antigo presidente concluiu afirmando que seguirá para novos desafios, mantendo o compromisso com o serviço público, os profissionais de saúde e o Serviço Nacional de Saúde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE