Vamos

Alexandra Tomé é a primeira “Confrade de Honra” da Real Confraria do Maranho

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 26-06-2023

A Real Confraria do Maranho reuniu, no passado dia 24 de junho, confreiras, confrades e amigos, para escrever o XVII capítulo de uma saborosa tradição que já conta com duas décadas de existência. 

PUBLICIDADE

Para além de promover umas das mais conceituadas iguarias de Pampilhosa da Serra e da Região, este encontro assinalou o 20º aniversário da Real Confraria, com a particularidade de terem estado presentes todos os ex-presidentes (“mordomo-mor”) das anteriores direções. 

Num dia em que se voltou a celebrar a amizade e os costumes gastronómicos, juntaram-se também perto de duas dezenas de confrarias convidadas, que assistiram a novas entronizações, exclusivamente no feminino, da Real Confraria do Maranho. 

PUBLICIDADE

Alexandra Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, tornar-se-ia a primeira mulher da história da confraria a ser entronizada como “Confrade de Honra”, enquanto que Sara Martins, Maria Gonçalves Carmona e Aida Martins Lemos foram entronizadas como “Confrades Efetivos”, avança a autarquia em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

Na sessão de boas-vindas que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, o Presidente da Câmara Municipal e um dos membros-fundadores da Real Confraria do Maranho, destacou o trabalho de todos os que ao longo dos anos têm desempenhado na perfeição o papel de embaixadores do património gastronómico de Pampilhosa da Serra, nomeadamente através da valorização do maranho. 

PUBLICIDADE

publicidade

A Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas também se fez representar neste encontro, que contemplou uma arruada pelas ruas da vila de Pampilhosa da Serra acompanhada pelo Grupo Musical Fraternidade Pampilhosenses, terminando com o habitual almoço-convívio no Mercado Municipal. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE