Coimbra

Alex Silvestre da “Barbearia Saudade” corta gratuitamente o cabelo aos utentes do Lar S. Martinho – Obra do Padre Serra

António Alves | 6 meses atrás em 27-10-2023

A vontade de ajudar o próximo levou Alex Silvestre, proprietário da “Barbearia Saudade”, a dedicar parte do seu tempo a cortar gratuitamente o cabelo aos utentes do Lar S. Martinho – Obra do Padre Serra. A iniciativa foi acompanhada por dois espaços comerciais que, naquele dia, oferecem um lanche aos menores. 

PUBLICIDADE

“Aproveitar o que eu gosto de fazer – cortar cabelo – para ajudar quem mais necessita é algo natural”, disse ao Notícias de Coimbra o proprietário da Barbearia Saudade. Foi dessa forma que decidiu contactar os responsáveis do Lar de S. Martinho – Obra do Padre Serra para, sempre que houver necessidade, proceder ao corte de cabelo aos jovens que se encontram a morar naquela instituição.

Quando comentou esta decisão com alguns dos clientes da barbearia, Alex Silvestre ganhou dois novos parceiros: a Telepizza de Taveiro e a Pastelaria “O Forno”. Dessa forma, e sempre que os menores vão cortar o cabelo, têm direito a um pequeno lanche oferecido por estes espaços. O objetivo é que “passem aqui um momento agradável e que isso os faça esquecer a situação fragilizada em que se encontram”.

PUBLICIDADE

Sobre o corte de cabelo pretendido, o responsável afirmou que uma boa parte deles já tem uma ideia. “corte à Cristiano Ronaldo ou alguns desenhos” são os mais solicitados, mas também há aqueles que “não têm a mínima ideia”. É nessa altura que são dadas algumas sugestões para que, no final, “todos saiam daqui satisfeitos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Como refere na mensagem que colocou na rede social Facebook, o proprietário da Barbearia Saudade não pretende obter ganhos económicos deste gesto solidário. E frisou-o na entrevista ao Notícias de Coimbra: “não é esse o objetivo e mal de mim se tivesse de o fazer”. Apesar disso espera que esta decisão sensibilize outras pessoas de áreas diferentes ajudem aqueles que mais precisam. “Não custa nada”, frisou.

Os gestos solidários estendem-se, também, aos doentes oncológicos. Alex Silvestre explicou que o espaço pretende ser “o primeiro passo na recuperação com boas energias”. “Temos um cliente que veio cá em solidariedade com a sua companheira que estava a fazer tratamento oncológico tendo rapado o cabelo. Eu próprio me disponibilizei para que, caso fosse necessário, a companheira pudesse vir cá fazer o mesmo corte”, disse.

Refira-se que Alex Silvestre, um dos mais conhecidos DJ de Coimbra, começou a trabalhar nesta área em 2002. Durante 13 anos, esteve numa empresa que se dedicava à venda de produtos associados ao cabelo e barba. Terminado este ciclo, o responsável pela Barbearia Saudade decidiu tirar o curso de cabeleireiro, acabando por se especializar no sexo masculino. “Foi aqui que se iniciou o meu trajeto profissional até à abertura de um espaço próprio”, disse.

A primeira barbearia esteve a funcionar nos Casais e, alguns anos depois, mudou-se para S. Martinho do Bispo. É junto ao Hospital dos Covões e das escolas de enfermagem e de tecnologia da saúde que decidiu instalar o seu negócio. O objetivo foi “chegar a mais pessoas”, podendo dessa forma prestar um serviço de maior profissionalismo.

Apesar da barbearia ser o seu principal foco, Alex Silvestre ocupa o seu tempo livre com a mistura de música. “Sou dj há mais de duas décadas. Neste momento, estou um pouco mais desligado pois o foco é a minha barbearia. Mas quando há vontade e disponibilidade…”, disse.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Alex Silvestre

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE