A vereadora Ana Bastos anunciou segunda-feira 9 dezembro, na reunião do executivo, que vêm aí mais restrições ao trânsito na zona da Solum devido às obras do Metrobus.
Na intervenção, a autarca referiu que é necessário proceder “à pavimentação da camada de desgaste (camada superficial em tom avermelhado) dentro do canal do futuro Metrobus, no troço Alto de S. João – Largo da Portagem”.
PUBLICIDADE
Ana Bastos explicou que se trata “de uma intervenção complexa pela especificidade do tipo de pavimentos e que impõe uma série de exigências”.
Desde logo, “a pavimentação tem de ser feita de forma contínua de forma que o equipamento apenas circule e opere no canal ainda não pavimentado, exigindo-se após a pavimentação, 2 dias de cura final, antes de reabrir ao trânsito”.
“Tratando-se de pavimentação no canal, as restrições incidem sobre as rotundas e outros cruzamentos do canal com a rede rodoviária”, explicou.
A responsável pelo pelouro da mobilidade revelou que “embora a central que fornece a mistura betuminosa fique exclusivamente dedicada a esta obra, a capacidade de fabrico é limitada à execução de 400 metros de canal por dia”.
Ou seja, e dada a especificidade da mistura betuminosa, “os trabalhos apenas poderão ocorrer mediante condições climatéricas favoráveis, tais como temperaturas ambiente superior a 10º e naturalmente sem ocorrência de precipitação forte, pelo que as datas apresentadas podem ter de sofrer alguma alteração que temos aqui de precaver”.
A primeira restrição acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro na rotunda da Casa Branca, devendo em alternativa circular-se através da Avenida Mendes Silva, a sul, e através da Rua Jorge Anjinho a norte.
Depois, e entre 16 e 18 de dezembro, é a vez da Rotunda da Fernando Namora /Jorge Anjinho. “Aqui manter-se-ão os movimentos na Avenida Fernando Namora, remetendo-se as viragens para a Rua Jorge Anjinho para os arruamentos adjacentes”.
A recente construída rotunda da R. do Brasil/Praça 25 de abril irá sofrer restrições entre 20 e 22 de dezembro, enquanto a rua D. João III estará condicionada entre 26 e 28 de dezembro.
“É mais um esforço se pede a todos, numa fase final destes trabalhos”, disse a vereadora.
PUBLICIDADE