A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou esta terça-feira para a possibilidade de um sismo de grande magnitude atingir o norte do país até à próxima semana, após o terramoto de magnitude 7,5 registado na noite de segunda-feira.
Morikubo Tsukasa, responsável do gabinete da primeira-ministra para a preparação para desastres, indicou que pode ocorrer um sismo de magnitude igual ou superior a 8, devido ao tremor registado ao largo da região de Aomori, em zonas como a Fossa do Japão ou a Fossa de Chishima, perto de Hokkaido. No entanto, sublinhou que o alerta não garante a ocorrência do evento sísmico.
O sismo de 7,5 causou pelo menos 30 feridos e obrigou milhares de pessoas a evacuar as suas casas. O Japão, situado no “Anel de Fogo” do Pacífico, é uma das zonas mais sísmicas do planeta, registando cerca de 1.500 terramotos por ano, a maioria de baixa intensidade. Recentemente, um estudo alertou para a probabilidade de um megassismo ocorrer na Fossa de Nankai nos próximos 30 anos, com danos devastadores, indica a SIC.
PUBLICIDADE
O pior terramoto da história do Japão ocorreu em 2011, quando um sismo de magnitude 9,0 provocou um tsunami, causando cerca de 18.500 mortes e o desastre nuclear de Fukushima.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
