Saúde

Alerta dengue: “Meio Brasil” em situação de emergência

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 18-03-2024

 O Brasil contabilizou mais de 1,8 milhões de casos prováveis de dengue desde o início do ano, um número recorde anual para o país que foi batido em pouco mais de dois meses e meio.

PUBLICIDADE

No total, de acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde brasileiro, divulgado hoje, foram registados 1.889.206 casos prováveis, 561 mortes e 1.020 mortes em investigação.

O recorde anterior de casos prováveis anuais com 1.688.688 foi em 2015.

PUBLICIDADE

Na primeira década dos anos 2000, o Brasil registou uma média de pouco mais de 400 mil casos por ano, mas no período de 2011 a 2023 esse número subiu para mais de um milhão.

O Brasil já tinha ultrapassado o total de 2023 na semana passada.

PUBLICIDADE

publicidade

Especialistas responsabilizam os efeitos do fenómeno meteorológico El Niño e das altas temperaturas pelo aumento das infeções.

Este fim de semana, os estados sulista do Paraná e Rio Grande do Sul, juntaram-se aos estados do Acre, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal, que já decretaram situação de emergência.

Em fevereiro, o Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue através do sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis esteja a limitar a sua aplicação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE