Mundo

Alerta de seca em províncias da China

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 17-08-2023

 Quatro regiões do centro e oeste da China ativaram hoje o nível mais baixo de emergência para secas, numa altura em que especialistas locais alertam para secas mais severas este ano face ao retorno do fenómeno climático El Niño.

PUBLICIDADE

Desde junho, a seca afetou o centro e o oeste da Mongólia Interior (norte), Gansu (oeste), Qinghai (oeste) e Ningxia (centro), com a quantidade de água a fluir e armazenada nos reservatórios “menor que no mesmo período em anos normais”, informou o ministério dos Recursos Hídricos.

A seca severa nas quatro províncias também deve persistir “por um período mais longo”, acrescentou o organismo.

PUBLICIDADE

O ministério também instou as autoridades locais encarregues de gerir a água a “monitorar o desenvolvimento das chuvas, água e seca”, “desviar cientificamente a água de projetos hidroelétricos” e “tomar medidas localizadas”.

Um especialista citado pelo jornal oficial Global Times destacou que as quatro províncias “têm experiência na gestão de secas” e alertou que o “gado será o mais afetado”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo especialistas locais, o desenvolvimento do El Niño, resultado de mudanças naturais nos ventos e na temperatura dos oceanos, “vai contribuir para o aquecimento global, aumentar a probabilidade de novos recordes de temperatura e fazer com que algumas áreas sofram inundações e outras secas”.

Entre junho e julho de 2009, dezassete províncias chinesas sofreram fortes secas devido aos efeitos do El Niño.

Este verão, inundações no norte do país asiático deixaram dezenas de mortos.

Em 2021 e 2022, os verões na China ficaram já marcados por chuvas de intensidade sem precedentes em décadas no centro do país, causando mais de 300 mortos, e por uma seca persistente nas zonas mais a sul.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE