Coimbra

Alerta bandido. 55 vão estar de olho em si!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 14-02-2025

O sistema de videovigilância na cidade de Coimbra vai ser alargado para um total de 55 câmaras, mais 38 do que atualmente, passando a abranger toda a área do projeto @Baixa Coimbra, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais. Este é o culminar de um longo processo que implicou a coordenação da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que vai investir cerca de 450 mil euros, com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Ministério da Administração Interna (MAI), passando pelo parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

A CM de Coimbra vai alargar o sistema de videovigilância da cidade e aumentar o número de câmaras de 17 para 55. A informação foi anunciada na quarta-feira pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que intervinha na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Em dezembro passado, o presidente da CM de Coimbra já garantia que o projeto de alargamento da videovigilância na Baixa da cidade iria avançar, considerando este “um passo fundamental para a segurança daquela zona urbana”.

A aprovação do MAI deu-se a 7 de fevereiro, anunciou a ministra, depois do parecer da CNPD, que obrigou a rever o modelo de seis câmaras, uma vez que se pretendia que incluíssem a funcionalidade de leitura automática de matrículas. Não tendo obtido essa autorização, a autarquia decidiu retirar o sistema de leitura de matrículas garantindo assim a proteção dos dados pessoais decorrentes desta recolha, o que permite manter a localização desses seis equipamentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Os locais de instalação das câmaras visam as áreas de maior criminalidade, de acordo com os dados estatísticos do Comando Metropolitano de Coimbra da PSP e incidem, maioritariamente, na Baixa da cidade, passando a abranger toda a área do projeto @Baixa Coimbra, financiado em 1,2 milhões de euros pelo PRR no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais. O projeto, desenvolvido em consórcio pelo Município de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e pela CoimbraMaisFuturo, abrange 836 estabelecimentos comerciais, numa área de 24,5 hectares e 39 ruas, e está empenhado na revitalização da Baixa de Coimbra e do seu comércio tradicional através da modernização, novas tecnologias e o digital. 

O alargamento do sistema de videovigilância vai abranger as margens do rio Mondego, em zonas que têm sido alvo de ações de vandalismo e que agora vão ser vigiadas pelo Comando Distrital da PSP, na Avenida Elísio de Moura, onde está instalado o sistema de gravação e controlo.

Segundo a ministra, o MAI tem recebido muitos pedidos de câmaras municipais para a instalação de videovigilância, acrescentando que este é um processo longo que obriga a várias etapas, como os pareceres da PSP e da CNPD, como aconteceu no caso de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE