Coimbra

Aldeias do Xisto levam Agricultura Lusitana para a Alemanha

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-04-2015

As Aldeias do Xisto vão participar pela terceira vez consecutiva na EUNIQUE (International fair for Applied Arts & Design), um dos eventos mais importantes de arte e design do mundo. 

PUBLICIDADE

Máscaras_AgriculturaLusitana_Aldeias do Xisto

 “Agricultura Lusitana” é o tema central da participação das Aldeias do Xisto em representação de Portugal, como país convidado, na EUNIQUE 2015 – International Fair for Apllied Arts and Design, em Karlsruhe, na Alemanha de 8 a 10 de maio.

PUBLICIDADE

O projeto envolveu cerca de 150 pessoas, vindas de 9 escolas superiores de design nacionais, 22 ateliers de craft, e uma equipa de design, que foram convidados a imergir na realidade das aldeias, inspirando-se no contexto dos lugares, nas suas comunidades, paisagens e cultura, enquadrando-os conceptualmente na criação de objetos significantes da memória e da identidade.

As Aldeias do Xisto participaram nas edições anteriores da EUNIQUE, com os projetos “Água Musa”, em 2013 (www.aguamusa.com) e “L4 Craft”, em 2014 (www.l4craft.com). Este percurso representa a aposta das Aldeias do Xisto na busca por novos caminhos de desenvolvimento, convocando conhecimento e ousando experimentar sobre a identidade de um território que se afirma de forma crescente como um laboratório vivo.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto, financiado pelo PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Embaixada Portuguesa em Berlim, do Consulado Geral de Estugarda e do Turismo Centro de Portugal.

O conceito do projeto “Agricultura Lusitana” centra-se na ligação craft+design+identidade, reposicionando os ofícios artísticos e refletindo de forma renovada sobre o imaginário da nossa cultura. Os artífices que nos acompanharam ao longo destes projetos revelaram aqui, mais uma vez, a sua criatividade capacidade de saber fazer.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE