Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital são cenário de prova de BTT

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-05-2021

As Aldeias do Xisto voltam a ser o cenário de uma prova de BTT. De 4 a 6 de junho, o Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy percorre os trilhos dos Centros Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto, levando os ciclistas a descobrir a qualidade das infraestruturas e a diversidade de paisagens que fazem deste território um destino único e desafiante para a prática das várias modalidades de ciclismo. Um evento que conjuga ainda a excelência da oferta hoteleira, infraestruturas de apoio especializadas e um contexto que potencia a cultura da bicicleta. O último dia de prova coincide com a inauguração do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

O Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy é uma prova de bicicleta de montanha em três etapas, que explora as potencialidades dos Centros Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto. Realiza-se de 4 a 6 de junho percorrendo, assim, as várias e desafiantes paisagens deste território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo. O evento assinala ainda a expansão da oferta de trilhos, coincidindo com a inauguração do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital, marcada para 6 de junho, às 09:00.

A primeira etapa do MTB Aldeias do Xisto arranca em Oleiros no dia 4 de junho e percorre trilhos da Grande Rota do Zêzere e do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto do Casal da Lapa. No total, são 55km, com um acumulado positivo de 1750m. No dia seguinte, os participantes partem de Miranda do Corvo para pedalar pelos percursos dos Centros Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e da Ferraria de São João, ao longo de 58km, com um acumulado positivo de 1620m. O terceiro e último dia leva os ciclistas a estrear os trilhos do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital e a descobrir as paisagens naturais e o património arquitetónico do concelho. Neste Centro, a Subida Épica do Colcurinho e Aldeia das Dez são pontos de passagem obrigatórios. Esta etapa tem 55km, com um acumulado positivo de 1320m. No total da prova, os atletas somam cerca de 170km. São esperados cerca de 150 participantes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este primeiro MTB Aldeias do Xisto é uma nova abordagem aos eventos de ciclismo e está dimensionado para o que são as condições específicas deste destino, percorrendo as principais unidades territoriais. Conjuga a oferta hoteleira com infraestruturas e equipamentos especializados e a cultura de bicicleta, reunindo características equivalentes às de uma prova profissional”, refere o diretor executivo da ADXTUR. O Centro Cyclin’ Portugal de Oliveira do Hospital vem “complementar e enriquecer a oferta já disponível, com a estruturação de oferta na serra do Açor”, acrescenta Rui Simão.

“As Aldeias do Xisto têm sido pioneiras no desenvolvimento do turismo de natureza ligado ao ciclismo. Esta inauguração vai ao encontro de um projeto que tem vindo a crescer e a realização desta prova corresponde a um modelo de ativação que pretendemos que se replique em todos os Centros Cyclin’ Portugal”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, “Oliveira do Hospital é um destino a descobrir, com uma rede de 221 quilómetros de percursos cicláveis, que promove estilos de vida saudáveis e propicia um excelente contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia”. Por isso, este novo Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto “localizado no parque do Mandanelho, principal pulmão verde da cidade, é um equipamento de apoio fundamental ao ciclista para a dinamização do turismo com bicicleta”.

As Aldeias do Xisto juntaram-se, desde a primeira hora, ao projeto Cyclin’ Portugal, que afirma este território como um destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. A iniciativa resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo. Procurando reunir cada vez mais e melhores condições para o acolhimento de amantes de desporto ao ar livre, as Aldeias do Xisto têm vindo a apostar e a apoiar a criação de infraestruturas, tendo sido pioneiras no lançamento de conceitos como os Centros Cyclin’ Portugal ou os Bikotel. No âmbito deste projeto, as Aldeias do Xisto acolheram já eventos nacionais e internacionais, como a Clássica Aldeias do Xisto, os campeonatos europeu e nacional de Downhill ou a Taça da Europa e de Portugal da mesma modalidade, aos quais se junta agora o MTB Aldeias do Xisto Trophy.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com