Coimbra

Aldeias do Xisto e AICEP assinam protocolo para a internacionalização

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-06-2016

 

PUBLICIDADE

A Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, está já toda engalanada para acolher mais uma edição do Festival Raiz d’Aldeia, um evento internacional de música e dança tradicionais.

aldeias do xisto

PUBLICIDADE

publicidade

É neste apropriado contexto que se vai celebrar, a 23 de junho, a assinatura do protocolo de cooperação entre a AICEP– Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A assinatura deste documento formaliza aquilo que já vem sendo uma estreita colaboração entre a ADXTUR e a AICEP, e cuja primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação das Aldeias do Xisto no stand que vai representar Portugal na conceituada feira de design Tent London, que decorre de 22 a 25 de setembro, na capital britânica.

PUBLICIDADE

Uma participação que está também a ser articulada com a Direção Geral das Artes, que terá igualmente um pavilhão de representação de Portugal, na Bienal de Design de Londres, e que decorre de 7 a 27 de setembro subordinada ao tema “Utopia”, celebrando os 500 anos da edição da obra clássica de Thomas More (1516).

Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, a ADXTUR vê nesta parceria com a AICEP uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, sectores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional.

A ADXTUR tem gerado novos fatores de atratividade a pessoas, conhecimentos e investimentos, que a marca e os seus atores procuram capitalizar através do desenvolvimento turístico e em áreas conexas como a reabilitação urbana, a gastronomia, a gestão florestal e a salvaguarda ambiental e cultural, entre outros.

No fundo, tal como referiu Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, trata-se de “explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas”, e assim continuar a gerar contributos fundamentais para a construção do caminho de transformação social e económica a que as Aldeias do Xisto se propõem. Um caminho em que o mais importante são os passos dados no âmbito da inovação e abertura ao exterior através da inserção internacional dos associados privados da ADXTUR, explorando novas ideias, caminhos e circuitos de comercialização.

janeiro de cima

Como ações concretas previstas no protocolo, destacam-se a participação conjunta em ações no estrangeiro com projetos nas áreas da cultura, natureza, craft e design, em certames internacionais com elevado impacto potencial no desenvolvimento e na comercialização de bens e serviços produzidos no interior de Portugal, e ainda a colaboração e participação nas ações de captação de investimento em mercados de interesse comum e previamente identificados.

A primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação, em Setembro, no stand com que Portugal se fará representar na conceituada Tent London– Feira de Design de Londres, onde as Aldeias do Xisto estarão ao lado de mais de duas dezenas de empresas e criadores nacionais.

As Aldeias do Xisto participarão com um conjunto de artefactos dos seus três projetos de Craft+Design+Identidade: Água Musa (2013), L4Craft (2014) e Agricultura Lusitana (2016).

Localizada no coração criativo da capital britânica, ao longo de quatro dias, a Tent London- Feira de Design de Londres, reúne 450 expositores de 29 países, incluindo designers independentes, marcas reconhecidas, pavilhões de países internacionais e galerias. São mais de 25 mil influentes investidores, retalhistas do sector, distribuidores, arquitetos, designers de interiores, imprensa, designers e muito público conhecedor que procura as mais recentes propostas nas áreas do mobiliário, iluminação, têxteis e instalações conceptuais de todo o mundo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE