A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) vai investir cerca de 320 mil euros no abastecimento de água de cinco aldeias do xisto do concelho da Lousã, foi hoje anunciado.
As quatro empreitadas, que englobam cinco aldeias serranas da Lousã, preveem, entre outras intervenções, a construção de estações de tratamento de águas (ETA) e a reabilitação de sistemas de captação e adução de água, anunciou a APIN, numa sessão realizada hoje na Câmara da Lousã, no distrito de Coimbra, em que foram assinados os autos de consignação das obras, a cargo da Luságua.
PUBLICIDADE
As intervenções serão feitas no Candal (77.800 euros), Talasnal (80.000), Cerdeira (72.400) e Casal Novo e Chiqueiro (85.500).
Segundo o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, estas empreitadas preveem uma “otimização” do abastecimento de água naquelas cinco aldeias, estando previsto para o futuro empreitadas noutras localidades, que não são aldeias do xisto.
O autarca realçou ainda a importância deste investimento face à procura turística e unidades que operam naquelas cinco aldeias de xisto.
“A partir desta empresa intermunicipal conseguimos aceder a fundos comunitários, o que permite um conjunto alargado de investimentos”, destacou Luís Antunes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE