Coimbra

Aldeia da Serra da Estrela celebra o início do verão com um passeio pelos “giros da água” em noite de lua cheia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-06-2018

 Alvoco da serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma Aldeia de Montanha da serra da Estrela, cuja identidade e cultura está profundamente ligada à sucessão das estações do ano.

PUBLICIDADE

E porque é uma festa em que o caráter diferenciador assenta na harmonia entre a natureza e a autenticidade das tradições da aldeia, esta é uma das Festas de Montanha que consubstancia o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha e que atrai à aldeia, com pouco mais de 400 habitantes, milhares de visitantes.

PUBLICIDADE

A animação durantes os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais, mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia. Mas, o ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião. Uma caminhada à luz da lua e de um Lampião.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é uma caminhada que conta histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, designados de “giros da água”.

E é esta história que reúne a magia de momentos passados nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da aldeia na criação deste momento tão genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela “dança” da luz transportava o momento para o imaginário coletivo.

Participar nesta Festa de Montanha é vivenciar momentos únicos e irrepetíveis que persistem na memória dos habitantes da aldeia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE