Polícias

Álcool no sangue acima do limite? Prepare-se para as consequências

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 27 minutos atrás em 06-11-2025

A Polícia de Segurança Pública (PSP) voltou a reforçar esta quinta-feira, 6 de novembro, a importância de não conduzir sob efeito do álcool, através de uma publicação nas redes sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mensagem, a PSP alerta: “Acha que está bem para conduzir? O álcool altera a perceção, o tempo de reação e aumenta a insegurança”, acrescentando que mesmo pequenas quantidades de álcool elevam o risco de acidente. O lema é claro: “A escolha certa é sempre: Taxa Zero ao Volante.”

PUBLICIDADE

Em Portugal, o limite legal de álcool no sangue é de 0,5 gramas por litro para a generalidade dos condutores e de 0,2 g/l para condutores profissionais e detentores de carta provisória. Conduzir com uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) entre 0,5 e 0,8 g/l é considerado uma contraordenação grave, entre 0,8 e 1,2 g/l muito grave, e igual ou superior a 1,2 g/l é crime.

A PSP detalha as consequências legais de conduzir com TAS ≥ 1,2 g/l: pena de prisão até 1 ano ou multa até 120 dias; proibição de conduzir entre 3 meses e 3 anos; e subtração de 6 pontos na carta de condução.

A força de segurança recorda que os números da sinistralidade rodoviária evidenciam a gravidade do problema: um em cada quatro condutores mortos em acidentes tinha TAS ≥ 0,5 g/l, e três em cada quatro destes apresentavam TAS ≥ 1,2 g/l.

O apelo final é direto: “Se beber, não conduza! Dê prioridade à vida. Não queira fazer parte desta estatística! Escolha a responsabilidade.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE