Coimbra

Alcaide Manuel Machado e grão-mestre Carina Gomes inauguraram Feira Medieval de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-06-2019

O “alcaide” Manuel Machado e a “grão-mestre” Carina Gomes participaram hoje na Leitura da Carta da Feira Medieval de Coimbra, ato que marcou o inicio do evento que decorre até o fim deste dia 15 de junho.

PUBLICIDADE

O Largo da Sé Velha acolhe a Feira Medieval de Coimbra, que é de entrada livre, possibilitando que os visitantes viagem até essa época através do contacto com os sabores, os aromas, os ruídos, os ofícios, a animação e o modo de vestir, recriado por centenas de figurantes, coordenados pela companhia de teatro Viv’Arte, que realizará a recriação histórica.

PUBLICIDADE

O objetivo é reproduzir o ambiente mercantil e a sociabilidade típica da época medieval, promovendo-se, em simultâneo, a diversão e o lazer que a dinâmica de animação do evento oferece aos visitantes.

A edição deste ano, quando se cumprem 570 anos da Batalha de Alfarrobeira, tem como tema o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O mercado abriu às 10h00, depois da Bênção da Feira e da leitura da Carta da Feira, acompanhada pelo toque de trombetas.

Já o Cortejo Régio teve início a partir das 10h30, com a entrada do Infante D. Pedro acompanhado pela Duquesa Isabel de Urgel e pelo seu séquito de embaixadores, núncios, mestres de armas, prebostes, meirinhos e alcaides. Segue-se a convocatória aos cavaleiros-vilões e a ajuramentação de vassalagem, pelas 11:00.

O período da tarde será preenchido com várias atividades de animação, a reposição de figuras e quadros da época onde não faltarão saltimbancos, jograis e trovadores. A concretização do ambiente medieval é possível graças à colaboração de vários agentes culturais, trajados à época, que comercializarão, nas suas tendas, os seguintes produtos: aves, azeite, azeitonas, carne de porco, enchidos, cereais, frutos verdes e secos, mel, ovos, pão, peixe, sal, sopa de legumes, utensílios de madeira, tecelagem, esteiras, cestaria, joias e outros. O certame, no sábado, encerra pelas 19h00. 

Veja vídeos no Facebook Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE