Economia

Airbnb anuncia a proibição definitiva de festas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-06-2022

A Airbnb lançou um plano integral para este verão para manter segura a comunidade de viajantes e anfitriões na Airbnb em Portugal. Este plano inclui, entre outros, a proibição de festas – iniciada no verão de 2020 e agora assumida como definitiva nas políticas de alojamento da plataforma -, o lançamento do guia Bem-vindo a Lisboa e o reforço dos canais de apoio aos vizinhos e comunidades. 

PUBLICIDADE

No final de 2019, a Airbnb começou a reforçar as medidas e proibiu as festas de “convite aberto” (ou seja, as que eram anunciadas nas redes sociais) e proibiu os anúncios que estavam especialmente posicionados para acolher festas numa base recorrente. Quando chegou a pandemia, a Airbnb anunciou uma proibição total como medida “em interesse da saúde pública”. Com o tempo, esta proibição tornou-se uma política fundamental de apoio aos anfitriões e vizinhos, pelo que a Airbnb decidiu que a partir de hoje esta proibição fica consolidada nas políticas de alojamento da plataforma.

A plataforma comprovou que existe uma correlação direta entre a implementação da política em agosto de 2020 e as denúncias de festas, que em Portugal caíram 15% num ano. A política de proibição temporária de festas anunciada no verão de 2020 incluía um limite de ocupação de 16 pessoas, medida que foi motivada principalmente por preocupações com a COVID-19 em relação a grandes reuniões de pessoas. Como parte da política atualizada, e com base nos comentários de vários anfitriões que têm alojamentos que podem acomodar mais de 16 pessoas, a Airbnb irá remover este limite.

PUBLICIDADE

publicidade

No seu lançamento de verão de 2022, a Airbnb apresentou as novas categorias disponíveis na plataforma, destacando vários tipos de casas maiores que, por definição, são capazes de acomodar confortavelmente e em segurança mais de 16 pessoas. Desde castelos na Europa a vinhas nos Estados Unidos e grandes villas à beira-mar nas Caraíbas. Alojamentos incríveis como estes prosperam no acolhimento de viagens familiares multigeracionais e grupos maiores, e a remoção deste limite destina-se a permitir que esses anfitriões utilizem o espaço nas suas casas de forma responsável, cumprindo ao mesmo tempo a proibição da Airbnb de festas incivilizadas. 

A regra continuará a prever graves consequências para os hóspedes que tentem violar estas políticas, desde a suspensão da conta até à remoção completa da plataforma. Em 2021, mais de 6.600 anfitriões em todo o mundo foram suspensos por tentarem violar a proibição de festas. Nestes casos, a Airbnb também trabalha para apoiar os anfitriões com proteção contra danos materiais através da AirCover para anfitriões.

PUBLICIDADE

Para ajudar a combater festas e outros distúrbios para a vizinhança, a Airbnb lançou em Portugal, em novembro de 2021, a sua Tecnologia de Reservas de Alto Risco, como parte de um novo compromisso de recuperação do turismo saudável para Portugal. Esta tecnologia visa melhorar a capacidade da Airbnb de bloquear tentativas de reservar estadias que possam apresentar um risco elevado de certos tipos de festas perturbadoras, e ajudar a detê-las antes de começarem, considerando uma série de fatores em relação a determinadas reservas, como a data e a duração. 

De modo a oferecer aos vizinhos uma linha direta de comunicação para a Airbnb para comunicar preocupações urgentes sobre um anúncio ou comportamentos de hóspedes na sua comunidade local, a Airbnb lançou a linha de Apoio ao Bairro em português. Embora a esmagadora maioria das estadias se realize sem problemas – e as emergências e incidentes de segurança devam ser comunicados às autoridades locais – a linha de Apoio ao Bairro tem como objetivo abordar tanto os distúrbios imediatos, tais como uma festa não autorizada em curso, como também possíveis questões a longo prazo ou recorrentes na comunidade. O serviço é operado pela Airbnb e permite aos vizinhos apresentar queixas sobre um anúncio através de um formulário online.

Com o objetivo de promover o alojamento responsável, no final de 2021 a Airbnb lançou um programa em que distribui detetores de ruído pelos anfitriões em Lisboa. Através deste programa, um grupo de anfitriões de alojamentos inteiros em Lisboa poderá subscrever gratuitamente durante 12 meses o sistema de monitorização de ruído da Roomonitor.

Embora a simples presença destes dispositivos já possa servir de dissuasor, se os níveis de ruído excederem o limite estabelecido pelo anfitrião, poderão receber uma chamada e um alerta no seu telemóvel. Desta forma, os dispositivos ajudam a prevenir, monitorizar e resolver problemas de ruído, e facilitam uma mediação inicial com os hóspedes, tudo isto respeitando a privacidade, uma vez que os dispositivos não gravam nem transmitem nada para além dos níveis de ruído.

Em maio, a Airbnb lançou o guia Bem-vindo a Lisboa para ajudar os anfitriões a interagir com os seus hóspedes com dicas fáceis de como viver como um local, e a respeitar os diferentes bairros e comunidades. Esta iniciativa é dirigida aos hóspedes que se encontram na capital portuguesa, quer estejam de visita por alguns dias ou permaneçam mais tempo enquanto trabalham e vivem na cidade.  O guia contém informações relevantes fornecidas por anfitriões, como a utilização de transportes públicos, onde experimentar alimentos produzidos por empresas locais e como reduzir e reciclar o lixo, entre outros.

Ao trabalhar em conjunto com as cidades para reequilibrar as viagens, a Airbnb pode ajudar os anfitriões locais a partilhar responsavelmente as suas casas, abraçar a revolução das viagens e assegurar que os benefícios económicos das viagens sejam verdadeiramente vantajosos para todos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE