Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

Ai José, o que tu fizeste ao António!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-11-2014

A Procuradoria Geral da República emitiu comunicado para confirmar que José Sócrates foi detido por questões relacionadas com  operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível.

PUBLICIDADE

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público e que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e onde se investigam suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, nasequência de diligências, desencadeadas nos últimos dias, foram efetuadas quatro detenções.

Segundo a PGR, três dos detidos foram presentes ao juiz de instrução criminal durante o dia de sexta-feira, sendo que os interrogatórios serão retomados este sábado. Também este sábado, o quarto arguido, José Sócrates será presente ao juiz de instrução.

PUBLICIDADE

publicidade

A PGR confirma a detenção de Carlos Santos Silva, alegado testa de ferro de José Sócrates. Também adianta que foram detidos o advogado de CSS, Gonçalo Ferreira. O 3º envolvido é João Perna, motorista do antigo PM. Recorde-se que a comunicação social nacional tinha adiantado que Lalanda de Castro, o patrão de JS na Octapharma, era outros dos presos.

Foram ainda realizadas buscas em vários locais, incluindo a casa de luxo Sócrates, tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público, e sessenta elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação.

PUBLICIDADE

Entretanto, o conimbricense José Manuel Portugal, director de informação da RTP, já disse que o programa de José Sócrates na televisão pública foi suspenso “por razões óbvias”.

Sócrates, detido ontem no Aeroporto de Lisboa, dormiu no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, quando tudo apontava para que tal acontecesse nas instalações da Polícia Judiciária.

João Araújo, jurista que já representou a mãe do ex-Primeiro Ministro, tem andado pelo Campus da Justiça a dar entrevistas, dando a entender que será o advogado que vai defender José Sócrates.

No dia em que os militantes do PS elegem António Costa para Secretário Geral do PS, o edil de Lisboa emitiu uma comunicação para falar do caso que envolve o seu apoiante e amigo: “Caras e caros camaradas, estamos todos por certo chocados com a notícia da detenção de José Sócrates. Os sentimentos de solidariedade e amizade pessoais não devem confundir a acção política do PS, que é essencial preservar, envolvendo o partido na apreciação de um processo que, como é próprio de um Estado de Direito, só à justiça cabe conduzir com plena independência, que respeitamos”.

Actualização 16:50

José Sócrates já está no gabinete do juiz Carlos Alexandre, depois de ter passado a tarde numa busca a sua casa na Rua Braancamp, para onde tinha ido na companhia de investigadores.

Actualização 21:15

O interrogatório de José Sócrates deve prosseguir amanhã, domingo. João Araújo, o advogado do ex-PM, não confirmou nem desmentiu, mas aos jornalistas, depois de muito pressionado prometeu “eventualmente” declarações para amanhã, pedindo ao jornalistas para o deixarem ir embora, pois precisa de “ir “para sopas e descanso”, invocando que tem “problemas sérios e complicados”.  José Sócrates já saiu do DIAP para voltar a ir dormir à PSP de Moscavide.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com