Coimbra

Aí está o Centro de Informação e de Investigação de Arquitetura de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 18-06-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) celebraram esta terça-feira, 18 de junho, um protocolo de cooperação, entre o Arquivo Municipal de Coimbra (AMC) e o Departamento de Arquitetura (DARQ) da UC, para a preservação da memória e para a produção de conhecimento nos domínios da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região de Coimbra.

PUBLICIDADE

O contrato interadministrativo foi assinado pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, e pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, numa cerimónia que decorreu na Capela do Colégio das Artes.

A cooperação entre o AMC e o DARQ tem como objetivo, entre outros definidos previamente pelas duas entidades, reunir as condições para a criação de um Centro de Informação e de Investigação de Arquitetura de Coimbra (CIIAC), através do qual estas entidades possam identificar, tratar disponibilizar e difundir, por vários meios, conteúdos informacionais.

PUBLICIDADE

O CIIAC vai ter, ainda, como função dinamizar a promoção dos trabalhos de arquitetura e de urbanismo que marcaram a região Centro até à atualidade, na perspetiva de dar origem a uma nova centralidade no país.

Esta cooperação entre a AMC e o DARQ permite, ainda, a partilha de informação entre as instituições, possibilitando, por exemplo, que alunos e investigadores da UC tenham acesso a documentos técnicos da Câmara Municipal, enquanto informação de apoio para a criação de conhecimento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O AMC vai poder, também, assegurar o tratamento arquivístico e a difusão digital de acervos documentais cedidos ao DARQ, relativos a alguns dos mais prestigiados arquitetos e urbanistas.

A parceria entre a CM de Coimbra e a UC prevê, ainda, a implementação de uma política partilhada para a recolha de novos acervos documentais, promovendo a sua difusão à escala internacional, a apresentação de candidaturas conjuntas a programas nacionais ou europeus de financiamento para projetos de difusão, assim como a coorganização de atividades de relevante interesse cultural, artístico e científico, como exposições, conferências ou produção de publicações sobre o universo da arquitetura e do urbanismo, essencialmente, da região do Centro.

Para o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, “associar, mais uma vez, o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra e poder trabalhar em conjunto é um estimulante desafio e uma relevante oportunidade que vai, certamente, contribuir para a preservação da memória da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região”.

“Acredito que será uma parceria frutuosa tanto para o nosso Departamento de Arquitetura como para o Arquivo Municipal, contribuindo para o bem comum, promovendo a reflexão sobre o passado, presente e futuro da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região”, refere, por sua vez, o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE