Economia
Aí está a BTL com lotação de expositores esgotada
A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa começa hoje, com lotação esgotada nos quatro pavilhões da FIL e com a organização a esperar ultrapassar o número de visitas do ano passado.
PUBLICIDADE
A 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa decorre, na FIL – Parque das Nações, sendo até sexta-feira para profissionais e sábado e domingo para o público geral.
“A expectativa para este ano é ter uma edição mais completa e diversificada, até porque conseguimos ter o espaço de exposição esgotado e temos uma oferta internacional superior, e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais quer de organizações nacionais publicas e privadas”, disse a gestora da BTL, Dália Palma, à Lusa.
PUBLICIDADE
A responsável refere que este nível de taxa de ocupação indica “uma participação significativa”, que espelha o compromisso da BTL “em apresentar uma edição mais estruturada e profissional do que nunca, com uma oferta diversificada ao nível de expositores, setores e conteúdos”.
Assim, e a nível global, nos quatro pavilhões da feira, estarão mais de 400 expositores e uma representação de mais de 1.400 empresas e instituições.
PUBLICIDADE
“Estes aspetos afirmam a vitalidade da BTL enquanto principal evento nacional de turismo. As áreas presentes como a BTL LGBTI+, BTL Formação & Emprego ou BTL Cultural, desempenham também um papel crucial no valor acrescentado que a feira aporta para os participantes. Salientamos também a questão da internacionalização, nomeadamente ao nível da presença de 85 destinos internacionais e o Programa de Hosted Buyers, representado este ano por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e da ACISO”, acrescenta em respostas escritas à Lusa.
Questionada sobre o número de visitantes que esperam receber, Dália Palma refere que o objetivo é, “acima de tudo, superar os resultados de 2023, dando continuidade a uma estratégia que prima pela qualidade, diversidade e valor entregue aos clientes e parceiros, sejam eles expositores ou visitantes”.
Em 2023 a organização da BTL disse que a edição daquele ano tinha contado com mais de 63 mil visitantes.
Este ano os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado da BTL, “devido à sua oferta diversificada”, e com a intenção de se promover “a riqueza natural, cultural e turística” daquela região autónoma que, segundo a organização, “apresenta um imenso potencial como destino turístico, não só pelas suas características intrínsecas, mas também pelas suas práticas ao nível da sustentabilidade e da conservação ambiental”.
Já Cabo Verde – “um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses” – é “pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes” o Destino Internacional Convidado.
“O facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio por todo o trabalho que tem vindo a realizar”, reforça a responsável, acrescentando que “a proximidade geográfica a Portugal, aliada à facilidade de acesso com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais apelativa para os viajantes portugueses, tanto a nível de lazer como de negócios. A paisagem exótica do arquipélago, além de ser um convite ao relaxamento, proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais”.
Para a BTL, o crescente interesse dos portugueses por este país está refletido nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, com Portugal a representar “um dos maiores mercados emissores de turistas para o arquipélago, tanto em entradas quanto em dormidas”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE