A empresa Águas do Centro Litoral vai avançar com o projeto de conceção e construção da ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ouca, no município de Vagos, distrito de Aveiro.
O concurso público, com o valor base de 4,4 milhões de euros (ME), foi publicado hoje em Diário da República, pela terceira vez, devido a prorrogações para “correção parcial das peças do procedimento e resposta a esclarecimentos”, esclareceu a empresa à agência Lusa.
O prazo para a receção das propostas termina a 26 de janeiro do próximo ano e os trabalhos têm um prazo de execução de 730 dias após a consignação.
“A ETAR vai ser alvo de uma intervenção de ampliação para responder ao crescimento da população servida e à expansão das redes de saneamento “em baixa” no município (da responsabilidade da AdRA – Águas de Região de Aveiro)”, explicou a empresa.
Segundo a Águas do Centro Litoral, esta ampliação permite aumentar a capacidade para ETAR para tratar as águas residuais de cerca de 9.500 habitantes, com um caudal médio de 1.520 metros cúbicos por dia.
A obra vai permitir receber os novos caudais resultantes do desenvolvimento urbano do concelho, “assegurando a descarga do efluente tratado no rio Boco, através de um tratamento de nível secundário, em conformidade com os parâmetros definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, na bacia hidrográfica do rio Vouga, a montante da Ria de Aveiro”, referiu.
“Esta ampliação reforça o compromisso da Águas do Centro Litoral com a sustentabilidade ambiental e a saúde pública, em estreita articulação com o município de Vagos”, sublinhou.
A Águas do Centro Litoral é responsável pelo fornecimento de água em alta e tratamento de efluentes a 29 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, servindo uma área geográfica de 5.485 quilómetros quadrados.
A Águas do Centro Litoral é participada pela Águas de Portugal e pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vagos – do distrito de Aveiro – Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós – do distrito de Leiria – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares – do distrito de Coimbra – e Ourém – do distrito de Santarém – servindo uma área geográfica de 5.485 quilómetros quadrados.
É responsável pelo fornecimento de água em alta aos municípios de Ansião, Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Penacova, Penela, Vila Nova de Poiares, abrangendo cerca de 297 mil habitantes.
Ao nível de saneamento de águas residuais, serve os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares, correspondendo a uma população de cerca de 722 mil habitantes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
